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segunda-feira, 12 de setembro de 2016

DF sem avanços no Ideb

DF sem avanços no Ideb

Brasília está entre as três unidades da Federação que não alcançaram sequer a meta estipulada para os anos iniciais do ensino fundamental. Situação é ainda mais preocupante no ensino médio, em que 15% dos estudantes estão no nível zero de proficiência.

 09/09/2016 14:31  ANA PAULA LISBOA.    


Quanto à reformulação do ensino médio

“Luis Claudio Megiorin, presidente da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do Distrito Federal (Aspa-DF), se posiciona ceticamente quanto às mudanças propostas por Mendonça Filho. “Eu sou favorável à reformulação, mas não é por aí. Se o ensino médio está ruim, é porque o ensino fundamental não é bom. É preciso mexer em toda a estrutura, alfabetizar a criança na idade certa”, observa. O topo do ranking das melhores escolas públicas do DF nos anos iniciais e finais do ensino fundamental ficou com colégios militares (veja o quadro). O sistema não gera lista de classificação para o ensino médio nem para colégios particulares.

Escolas privadas

As escolas particulares do Distrito Federal nunca atingiram metas estabelecidas pelo Ideb. No ensino médio, a performance foi um ponto abaixo do ideal, ficou em 5,6. Nos anos finais do ensino fundamental, a disparidade foi de 0,9 ponto. Nas séries iniciais do ensino fundamental, a diferença foi a menor: de 0,2, registrando uma média de 7,1. Luis Claudio Megiorin, presidente da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do Distrito Federal (Aspa-DF), acredita que, entre as 482 escolas particulares registradas na Secretaria de Educação do DF, há cerca de 20 de grande porte e bom desempenho. “O resto é um fiasco”, critica.

No entanto, ele analisa que a falta de transparência do MEC ao aplicar o Ideb na rede particular é um problema. “É preciso que a avaliação seja feita de forma censitária, como nas escolas públicas. Se não, os pais investem nos colégios no escuro”, percebe. Nessa rede, a coleta de dados é feita por amostragem. “O pensamento geral é o de que, se é escola particular, o ensino é bom, mas não é assim. Entre os destaques no Ideb, está uma escola pública em Sobral (CE), com pontuação 9,8. Sinceramente, não sei se teríamos alguma escola particular aqui com uma performance assim.”

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