____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

CONFENAPA


Notícias

Mãe busca mais diálogo entre pais, alunos e escolas








Iedyr Gelape Bambirra
Iedyr Gelape Bambirra
Autor: Renata Chamarelli



A necessidade de ampliar o diálogo entre pais, alunos, e escolas levou uma idealista mineira, mãe de cinco filhos, a dar início a um trabalho de muita luta, ainda na década de 1980. Sem local certo para realizar reuniões, Iedyr Gelape Bambirra promovia encontros onde era possível. Por vezes, até em escadarias eram feitas reuniões.
Até que, em 1987, conseguiu o registro definitivo para a Associação Pais e Alunos de Minas Gerais (Aspa/MG). Atualmente, Iedyr é presidente da Federação de Associações, Pais e Alunos de Minas Gerais (Faspa/MG), em Belo Horizonte, que tem cerca de 200 entidades afiliadas, congregando pais e alunos do maternal até o ensino superior, tanto de escolas públicas quanto particulares. Também é presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais e Alunos (Confenapa), com sede em Brasília (DF).
“Até agora os pais não têm o acesso que deveriam ter às escolas. Muitos colégios ainda são fechados a uma maior participação e os pais são barrados”, diz Iedyr. Em sua opinião, a presença da família na escola é de suma importância, até para diminuir a violência. “O autoritarismo de diretores é a denúncia mais generalizada. Quando os pais estão presentes há mais respeito com os alunos. Isso impede que eles se sintam humilhados e se revoltem”, acredita. Além disso, afirma Iedyr, vários diretores de escolas ainda impedem a criação de grêmios estudantis, embora seja uma atividade prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Iedyr já pediu licença várias vezes, mas acaba voltando para o trabalho, voluntário, que realiza nas duas instituições. Segundo ela, ainda há muito pela frente. “Ainda não atingimos as populações indígenas e quilombolas, que também estão nos nossos planos.” O depoimento de luta pela educação de Iedyr Bambirra faz parte do livro Mulheres de Minas: Lutas e Conquistas, lançado neste mês de agosto, na Assembléia Legislativa.
Disk denúncia – A Faspa/MG e a Confenapa oferecem à comunidade um serviço de atendimento e recebimento de reclamações. É o disk denúncia (0XX (31) 3441.7265), que recebe relatos de fatos ocorridos em escolas públicas ou privadas. “Para que seja bem atendida e se possa tomar alguma providência, a pessoa liga e marca uma hora. Na sede da entidade irá preencher um formulário e uma procuração, para que a entidade possa fazer os encaminhamentos necessários. Conseguimos êxito em 97% dos casos,” diz Iedyr.
Em novembro próximo, a Confenapa e a Secretaria de Educação Básica do MEC vão realizar o Encontro Nacional de Pais e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O evento, em Brasília, vai reunir aproximadamente 85 pais de todo o Brasil. Na ocasião, será lançado o Manifesto dos Pais, contendo questões e reivindicações na educação. Também será lançada a Cartilha dos Direitos e Deveres dos Pais, que será distribuída gratuitamente aos interessados. (Fátima Schenini).
Acesso disponível em: