____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Bullying

 


Vamos falar sobre bullying.

Bullying é uma palavra de origem inglesa.  Sua prática consiste em  agressão e intimidação que pode ser psicológica, verbal ou física, ou as três juntas,  de forma repetitiva contra um indivíduo que não é aceito por um grupo.

O Dia Mundial de Combate ao Bullying é 20 de outubro.

A data é um alerta internacional para o problema do bullying com que muitas crianças, adolescentes e  jovens vivem.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente.

Temos também o Dia Nacional de Combate ao Bullying, reconhecido pela Lei 13.277 de 2016, que instituiu o dia  7 de abril.  Essa data marca o massacre de Realengo, bairro da cidade do Rio de Janeiro, onde um rapaz de 23 anos de idade que, sofreu bullying na infância, entrou na escola e matou doze crianças, sendo dez meninas e dois meninos. Depois que ele foi atingido por um vigilante, cometeu suicídio, lamentavelmente. Contudo, essa situação poderia ser evitada com conhecimento a respeito do tema e, é este o intuito desta publicação.

Infelizmente é uma prática que acontece com certa frequência em escolas, causados por crianças e adolescentes. Pode acontecer em condomínio, entre vizinhos, grupos esportivos, etc.

 Os danos causados pelo bullying podem levar a vítima  a consequências graves, da depressão a  distúrbios comportamentais e até o suicídio.

Os praticantes do bullying podem atuar de forma ativa ou passiva. Ativa é o que pratica, que ataca a vítima. E de forma passiva aqueles que assistem a prática da violência e indiretamente reforçam a atuação ativa daquele que pratica a agressão.

Precisamos de famílias fortes, estruturadas, para atuar como protagonista na prevenção e no combate ao bullying. Os pais devem acompanhar de forma próxima a rotina dos filhos, tentar aproximar-se dos amigos dos filhos, demonstrar interesse sobre o dia a dia dos filhos na escola. Observar e perceber pelas respostas dos filhos,  tanto por suas palavras como sua expressão facial. Suas reações podem demonstrar sinais indicativos de problemas de bullying. Atenção às reações da criança.

Precisamos conversar sobre bullying para esclarecer o que é, conscientizarmos as pessoas, em busca de  evitarmos a prática.

Campanhas de prevenção e combate ao bullying devem ser promovidas frequentemente, façamos a nossa parte.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.