____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

quinta-feira, 4 de maio de 2023

GREVE DOS PROFESSORES

                                         



NOTA SOBRE A GREVE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

 

A Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do DF (ASPA-DF) vem a público ressaltar que não é contrária às reinvindicações de melhores condições salariais e de trabalho  para os professores do Distrito Federal. Sabemos da importância do papel que o professor exerce e sua responsabilidade e contribuição na  formação humana e  conhecimento transmitido aos nossos filhos.

O que aflige aos pais de filhos que estudam na escola pública é que a greve é sinônimo de escolas fechadas e muitas famílias não possuem outro suporte educacional, que são essenciais às crianças e adolescentes do DF, além de famílias que contam  com a alimentação básica oferecida na escola. Ressalte-se ainda que  muitos pais estão sem o apoio do espaço escolar, o que os coloca em uma condição difícil também perante seu empregador, pois não podem faltar ao trabalho e a preocupação de onde eles deixarão seus filhos em segurança.

Diante do impacto na área educacional causado pela pandemia ao longo do ano de 2020 e 2021,  os alunos da rede pública foram os mais prejudicados, e agora com a greve não será diferente. A educação precisa ser reconhecida como atividade essencial, conforme estabelece o PL 5.595/2021. Note-se que o estudo que aponta a Perda de Aprendizagem na Pandemia[i], estima que, no ensino remoto, os estudantes aprenderam em média 17% do conteúdo de matemática e 38% do conteúdo da língua portuguesa, em comparação aos anos anteriores.

Fora o prejuízo cognitivo precisamos considerar a motivação, as aulas presenciais geram maior motivação aos estudantes, que é fator fundamental para seu engajamento e desempenho. A greve afetará diretamente os alunos tanto do ensino fundamental como do ensino médio.

É preciso empatia aos alunos da rede pública pois ainda estamos atrás de recuperar a defasagem de aprendizado e não é momento de interromper as aulas. Por isso defendemos que ao menos seja mantido um número mínimo de professores em sala de aula para evitar o fechamento das escolas.

Desta forma, a ASPA DF ressalta a importância de as negociações entre governo e professores serem rápidas a fim de que haja o menor prejuízo possível para a comunidade escolar, em especial aos alunos e suas respectivas famílias que são os destinatários dos serviços prestados pelas escolas públicas!

 

Siga-nos nas redes sociais - @aspsdf_paisalunos

Atendimento whatsApp – (61) 9 8383-2772


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.