____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

terça-feira, 26 de maio de 2020



 Workshop : “A COVID-19 e o retorno às aulas: paradigmas de negociação dos conflitos para a Comunidade Escolar”

 🎯  Incentivo na adoção de práticas negociadas no ambiente escolar

🗓29/05 - sexta - feira de 16h até 18h (horario de Brasilia)⏰

✅ ao vivo / on-line
✅ GRATUITO
✅ Conflitos no Setor Educacional

👉🏻Participantes :

⏺ASPA- DF
⏺INBAN
⏺DEFENSORIA PÚBLICA DF
⏺MPDFT
⏺SINPROEP
⏺TJDFT

⚠️ Marque presença ⚠️
Venha participar, convide seu time e divulgue em suas redes👊

➤ Pedimos que enviem as perguntas antecipadamente para o e-mail: aspadf2011@gmail.com

🖥️Transmissão ao vivo pelo Facebook:

https://www.facebook.com/paisealunos/




domingo, 24 de maio de 2020




A Pedagoga Lucimara Morais  compartilha conosco e com nossos visitantes parte de sua experiência na área da educação, desde a declaração da pandemia, pela OMS.

Segue:


                 O ano de 2020 marcará  a nossa história  de uma forma peculiar. A vida corrida, o estudo, o trabalho, a rotina e a liberdade sofreram profundas mudanças. Tudo isso em função de uma pandemia e das medidas de prevenção elaboradas na tentativa de preservar vidas.
                 Em março, quando as escolas brasileiras iniciaram o processo de suspensão das aulas presenciais,  aqui na Itália as perdas eram incontáveis. Um lockdown rigoroso fora decretado na tentativa de conter a disseminação do vírus.
                 Dentro desse contexto, absolutamente novo e inesperado, mantive contato com coordenadores, famílias e professores do Brasil que relatavam as dificuldades próprias do momento. Como reagir? E as aulas mediadas pela tecnologia? E como manter a interação entre estudantes e professores? E a relação escola e família?
                 Para contribuir um pouco e ajudar professores e famílias do Brasil me reuni com colegas, mães e pedagogas que estavam vivendo a mesma situação em outros países. Essas trocas de experiências nos ajudaram a enxergar possibilidades, a sonhar dentro do possível e a perceber que a escuta do outro é um valioso instrumento de direção diante das incertezas. 
                 Esse percurso está à disposição no perfil do @pedagogiaspelomundo e tem auxiliado famílias e escolas na compreensão dos desafios impostos pela suspensão das aulas presenciais.
                 Compartilhei com a ASPA- Associação de Pais e Alunos do Distrito Federal no sentido de fortalecer esse movimento de solidariedade e de  busca de compreensão desse contexto.

Lucimara Morais
Ms em Gestão de Políticas Públicas da Educação Básica

@pedagogiaspelomundo



sexta-feira, 22 de maio de 2020

Pais temem volta às aulas: 23% dos alunos são do grupo de risco da Covid-19

Metrópoles

Pais temem volta às aulas: 23% dos alunos são do grupo de risco da Covid-19

Pesquisa ouviu pais de estudantes de escolas públicas e particulares do DF e constatou medo entre aqueles com crianças mais vulneráveis. LEIA NA ÍNTEGRA>

Photo by Annie Spratt on Unsplash
ENTENDA A QUESTÃO:

A ASPA-DF, por seu Presidente, o advogado Alexandre Veloso,  havia requerido ao Conselho de Educação do DF (CEDF) que estudantes do grupo de risco continuassem a ser assistidos com educação domiciliar, na volta às aulas.  


A Promotoria de Defesa da Educação (PROEDUC/MPDFT) expediu Recomendação ainda mais ampla, assegurando não só o direito de ficar em ensino domiciliar aos estudantes com risco pessoal, mas também no caso de o estudante morar com familiares/responsáveis que estejam no grupo de risco.

quarta-feira, 20 de maio de 2020

RETORNO DAS ESCOLAS SOMENTE EM AGOSTO, DIZ IBANEIS ROCHA!

GOVERNADOR IBANEIS ROCHA DÁ A PALAVRA FINAL. 


O retorno das aulas somente em agosto, se houver condições e segurança. Essa confirmação feita hoje pelo Governador traz um alívio e segurança aos pais de alunos. A ASPA observou nessas últimas semanas o comportamento dos pais com relação ao tema. A maioria está insegura com o retorno das aulas em meio aos riscos de contágio da Covid 19.

Espera-se agora que a Secretaria de Educação envide esforços para começar as aulas online nas escolas públicas e que as escolas particulares continuem a melhorar o serviço que está prestando e que tem agradado a grande maioria dos pais, conforme consulta/enquete feita pelo SINEPE-DF recentemente.  

Veja a repercussão da Nota da ASPA imprensa:

20/05/2020


METRÓPOLES

GDF só pensa em reabrir escolas a partir de agosto, caso seja seguro

"O governador tem dito que as escolas serão as últimas atividades a voltar, por recomendação da Saúde", disse o secretário de Educação.Clique>.






---------------------------------------------------------------------------



terça-feira, 19 de maio de 2020

RESULTADO ENQUETE DO SINEPE



Nota aos Pais

 QUEM GARANTE QUE O MÊS DE JULHO É SEGURO PARA O RETORNO?

          A ASPA DF, Associação de Pais e Alunos do Distrito Federal tomou conhecimento do resultado da pesquisa elaborada pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF e compartilhada com determinado número de pais de alunos de escolas particulares do Distrito Federal.
        A enquete considerou como datas prováveis para o retorno das atividades os meses de maio, junho e julho. A maioria dos respondentes assinalou a última opção como sendo a mais adequada, qual seja o dia 15 de julho de 2020.
      Cabe esclarecer que esta Associação reafirma o seu posicionamento no sentido de apoiar o retorno às aulas mediante o respaldo técnico-científico e sanitário, proveniente dos órgãos governamentais competentes do Distrito Federal, a fim de manter o maior nível de segurança e de integridade física para toda a comunidade escolar, em especial para o grupo de risco.
         Acreditamos, por óbvio, que a escolha da maioria dos pais em optar pelo mês de julho foi tão somente pelo fato de ter sido a opção mais distante do presente momento. Por que não retornar em agosto? Ou mesmo em setembro? Seria a opinião pública da comunidade escolar suficiente para garantir o melhor momento para a retomada?
      O resultado obtido por meio dessa pesquisa pode oferecer às autoridades a falsa impressão de que os pais desejam determinar a data do retorno às atividades, sem, contudo, considerar a possível manutenção da quantidade elevada de casos da doença.
        Apesar de louvável, a busca pelo conhecimento da opinião da comunidade escolar não pode imputar às famílias o peso desta importante decisão, visto que muitos só tem acesso às informações divulgadas pelos órgãos de comunicação.
         Gostaríamos de indagar ao SINEPE se foi levantado o quantitativo exato das pessoas da comunidade escolar que integram algum grupo de risco. Outro aspecto a ser considerado trata-se da necessária adequação das medidas sanitárias, a fim de protegê-los por ocasião do retorno às aulas
A ASPA defende que as escolas estabeleçam protocolos de segurança sanitária, quando a data for definida pelas autoridades, ainda assim, seja garantido o ensino remoto para aqueles que não tiverem plenas condições de retorno, sem prejuízo do ano letivo.
Foi verificado que a pesquisa realizada não abordou outro aspecto deveras preocupante para todas as famílias, qual seja, se os pais entendem ser pertinente desconto nas mensalidades durante o período em que houver atividades remotas, observando as particularidades de cada contrato.
Por fim, ratificamos que o momento é de união de esforços para que possamos atuar como agentes de fiscalização, não apenas em relação à qualidade do ensino que está sendo ofertada, mas principalmente no que diz respeito à proteção integral dos nossos filhos e de toda a comunidade escolar!


ASPA-DF - ASSOCIAÇÃO DE PAIS DE ALUNOS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO DF

Entre em contato: (61) 98383-2772 (whatsapp) – Vivo 99911-2772 –Youtube: http://www.youtube.com/aspadf  | Facebook http://www.facebook.com/aspadf | Twitter:  @aspadf | www.aspadf11.org.br


domingo, 17 de maio de 2020

NOTA PÚBLICA - RETORNO ÀS AULAS


Nota – Momento de Retorno às aulas presenciais –

A ASPA-DF - “Associação de Pais de Alunos do Distrito Federal” é uma entidade de interesse social sem fins lucrativos, apartidária e que luta pela defesa dos usuários dos ensinos público e privado, da creche à universidade. Foi instituída pela CONFENAPA - Confederação Nacional das Associações de Pais e Alunos, em setembro de 2011.
Nossa missão é pautada na busca por uma educação de qualidade e que acolha todas as classes da sociedade. Como Entidade de interesse social, nos termos da legislação, com legitimidade para atuar nos interesses coletivos e difusos que envolvem a defesa do direito à educação de seus associados e também não-associados.