____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

INICIATIVAS ANTIBULLYING

Esq. Michele, Megiorin, Juliana e Ana Aparecida, Diretora da Unidade.
Iniciamos uma série de visitas às escolas públicas e privadas quem tenham iniciativas exitosas no combate ao bullying.  A primeira escola foi o Colégio Leonardo da Vinci que tem um excelente programa anti-bullying. O programa chamou minha atenção quando minha filha frequentou, no ano passado, a escolinha de esportes que funciona na unidade da Asa Norte. Hoje, 26/04/2017, fomos lá para conhecê-lo.

A primeira boa impressão que tivemos na conversa realizada com a equipe, Diretora Maria Aparecida de Souza Menezes Lima, Juliana Torre Assessora de Comunicação e Marketing e Michele Manzur Assessora da Direção, é que a escola não nega a existência de bullying entre seus alunos, como ocorre em muitas instituições, públicas e particulares e até confessionais. Sem dúvida, aqui reside o segredo do sucesso.



O gratificante trabalho é contínuo e sistemático conduzido por uma equipe pedagógica e de marketing. Começa estrategicamente em sala de aula com os professores sempre atentos ao comportamento dos alunos. Potenciais agressores e alvos da violência sistemática são identificados e o trabalho se inicia.  

Monitores são coordenados por um professor especializado e o monitoramento dos alunos é feito nos intervalos, nos pátios, quadras, banheiros e corredores (com olhares atentos por pessoas portando rádios). Os intervalos são diferenciados por etapas de ensino. 

Todas as unidades trabalham em uníssono e em constante interação entre os profissionais da educação e monitores. Se alguma ocorrência, que fuja do corriqueiro, ocorre em Taguatinga, todas as unidades são alertadas e o trabalho preventivo é imediatamente iniciado nas outras escolas. São cerca de 6 mil alunos em suas 3 unidades (Asa Sul, Norte e Taguatinga, unidade com maior número de alunos). 

O programa virou um "mantra", há muitos anos, quando a escola percebeu que tinha que fazer algo para mudar essa realidade comum a todas as escolas e outras instituições. Inicia-se a partir do fundamental I e vai até o ensino médio, com diversas abordagens diferenciadas, de acordo com a idade.

Além disso, os corredores do Colégio são repletos de banners criativos sobre o tema, ainda por cima existem composições musicais que são decoradas pelas crianças. Há espaço no projeto pedagógico para a discussão que é abordada em provas, trabalhos e roda de bate-papo e em diversos vídeos e material publicitário.

A escola trabalha com palestra para professores e alunos o ano inteiro, além de publicações que sempre tocam no programa exitoso anti-bullying, onde é abordado também o comportamento dos alunos nas redes sociais e o cyberbullying.

Segundo apuramos, o diálogo é permanente com pais e alunos, entretanto, a escola exerce a disciplina, na medida certa, quando necessário, de acordo com seu regulamento! 

Parabéns à Direção do Colégio Leonardo da Vinci.
Luis Claudio Megiorin
Presidente da Comissão de Educação da OAB-DF
Diretor-Presidente da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do DF – ASPA-DF
Membro do Conselho de Educação do Distrito Federal - CEDF


Um comentário:

  1. Parabéns pelo projeto, pois a escola tem que ser um ambiente de amor e companheirismo, espaço para o aluno relacionar-se com o mundo real de maneira saudável.

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.