____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

REPRESENTANTE DE PAIS E ALUNOS BRASILEIROS NA EMBAIXADA DA FINLÂNDIA

Na  dia 29 de outubro, Luis Claudio Megiorin, Coordenador da CONFENAPA – Confederação Nacional das Associações de Pais e Alunos e Presidente da ASPA-DF esteve, mais uma vez, representando os Pais e Alunos brasileiros, na Embaixada daquele País por ocasião da visita da Ministra da Educação, Sra.Krista Kiuru. (Veja mais https://goo.gl/oTdJkc)

A Finlândia ocupa hoje o primeiro lugar em qualidade de educação do mundo. Não é por acaso que já é a terceira vez que somos convidados, como representantes de pais e alunos, a estar em eventos naquela Embaixada. Isso reflete um peculiar ponto que faz com que a educação finlandesa seja uma das melhores do mundo, a participação efetiva dos pais de alunos no processo de desenvolvimento educacional daquele País.

Os pais de alunos finlandeses são os que têm melhor nível educacional no mundo. Isso faz com que haja uma pressão natural sobre o sistema de ensino por parte desses atores o que ajuda manter a qualidade do ensino. Mais um contraste com a realidade brasileira, pois entendemos que sem o controle social e participação efetiva por parte dos Pais e Alunos, jamais teremos educação de qualidade.

Emb. Jari Luoto, Min. Krista Kiuru e LCMegiorin
Prova disso, está no fato de que boa parte, se não a maioria, das crianças finlandesas já vão para a escola alfabetizadas ou, no mínimo, semi-alfabetizadas. Não podemos deixar de salientar aspectos históricos, culturais e religiosos os quais também influenciaram na qualidade da educação, pois a matriz religiosa daquele país fez com que a educação fosse sempre uma prioridade o que se contrasta com outros países do mundo e principalmente dos países da América Latina.

Mas sem dúvida alguma essa aproximação com a educação finlandesa tem nos inspirado a lutar por um ensino público de qualidade atrativo à todas as classes sociais. Na Finlândia não existem escolas privadas como aqui no Brasil. São apenas 2%, cerca de 56 de um total de 3700 escolas para uma população de 5 milhões de habitantes. Mesmo assim os alunos não pagam por elas, são subsidiadas pelo governo. No DF, somos cerca 2,5 milhões e temos 485 escolas particulares contra 656 públicas, ou seja, 40% das escolas, no DF são privadas!

Por fim, na Finlândia, educação é um programa de Estado e não de governo. Isso faz toda diferença, pois entra governo, sai governo a educação permanece inabalável. Temos ainda muito a aprender com aquele País.

1º Convite
2º Convite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.