____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

06 DE DEZEMBRO – INDEPENDÊNCIA DA FINLÂNDIA


06 DE DEZEMBRO – INDEPENDÊNCIA DA FINLÂNDIA

O Embaixador Jari Luoto, L.Claudio e esposa, Juíza Debora Heringer Megiorin

Ontem, a convite do Embaixador da Finlândia, participamos de uma impecável recepção oferecida na Residência Oficial por ocasião do 95º aniversário da independência daquele País.

O Sr. Embaixador discursou falando um pouco da triste história da Finlândia, que passou por 3 guerras: uma civil e a primeira e segunda guerras mundiais. Antes de sua independência, a Finlândia pertenceu ainda à Suécia e à Rússia.

O Embaixador lembrou, ainda, que a Finlândia tem se mantido entre os melhores países do mundo em qualidade de educação. Ressaltou que um dos motivos desse sucesso é que na Finlândia os professores são respeitados e valorizados. Mostrou-se preocupado com a crise que atinge a Europa, não ficando a Finlândia à parte desse quadro, muito embora tenha se destacado no setor de serviços. Frisou que torce pelo fim da crise, pois o continente é um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

Num clima descontraído, pudemos conversar com o Sr. Embaixador Jari Luoto e a simpática Embaixatriz, Sra. Titta Maja. Falamos sobre a atuação e missão da ASPA-DF  em busca de uma maior participação dos pais e alunos no processo educacional a fim de evitarmos trágicos problemas que as escolas vêm enfrentando, além da baixa qualidade de ensino.

Parabenizamos nossos anfitriões por estarem no topo da lista dos países menos corruptos (primeiro lugar, conforme a Transparência Internacional) e, como sempre, no primeiro lugar na qualidade da educação.

Os anfitriões mostraram-se pessoas simples e receptivas, inclusive pelo repertório musical que incluía algumas músicas brasileiras tocada ao Sax. A recepção contou com cerca de uns 60 convidados de diversas Nações.

Conversamos, também, com outros diplomatas da Embaixada e uma Ministra finlandesa disse-nos que sempre recebe os e-mails da ASPA.  Tivemos oportunidade de conhecer  representantes da Suécia, sempre abordando o mesmo assunto, como não poderia deixar de ser,  a educação e o ranking da corrupção.

Os finlandeses demonstraram estar otimistas com a melhoria da nossa educação. No entanto, ressaltamos que não basta garantir a qualidade da educação, é preciso que as escolas sejam mais responsáveis, pois ainda continuamos ver crianças morrendo dentro das instituições de ensino. Lembramos mais um caso de afogamento de uma criança de 3 anos da escola CEB em São Paulo, por pura negligência, e, nesse quesito, somente nós pais, enquanto sociedade civil organizada, podemos mudar essa realidade. Basta que fortaleçamos as associações de pais em todo o País com suporte da CONFENAPA.

Sabemos que estamos muito longe de atingir a excelência na educação e muito mais ainda de atingirmos um nível baixo de corrupção. Nosso País com dimensões continentais e com a pluralidade de seu povo tem muito ainda que caminhar. É lógico que não dá para comparar com um país como a Finlândia.

Entretanto, sabemos que a despeito de tanta diferença não podemos usar esse argumento para nos acomodarmos, nem quanto à educação, muito menos quanto aos índices alarmantes de corrupção que assolam nosso País e drenam nossa força e a esperança. A Finlândia ainda é um sonho distante, mas deve ser tido como um alvo a ser atingido.

Estamos cientes que não teremos dias para ver nosso Brasil nesse patamar, mas confio em Deus e na força das gerações que estamos formando e que nossos netos, quiçá bisnetos, verão um dia o que nos disseram quando ainda éramos crianças: o Brasil é o País do Futuro. A Finlândia é logo ali!

TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL

http://www.transparency.org/cpi2012/results

RANKING DA EDUCAÇÃO
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/11/121127_educacao_ranking_eiu_jp.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.