____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O SEGREDO DA EDUCAÇÃO FINLANDESA

          Conforme anunciamos, ontem tivemos a honra de representar os Pais e Alunos  no Seminário "O SEGREDO DA EDUCAÇÃO FINLANDESA, realizado na Embaixada da Finlândia. Realmente, segundo o convite, foi um grupo muito selecionado, cerca de 40 pessoas, dentre os quais 3 Senadores. Ressaltamos que esse gesto da Embaixada mostra como os pais são vistos naquele País: como parceiros.
            Não sabemos ao certo qual é o segredo da educação Finlandesa. Entretanto, tivemos algumas pistas ao nos aproximarmos mais um pouco da Finlândia.
Fato é que os investimentos na educação e a boa aplicação destes fizeram da Finlândia uma potência na boa qualidade da educação reconhecida internacionalmente.
       Entre os palestrantes estava um professor brasileiro que já esteve na Finlândia por diversas vezes, o prof. Marco Antônio de Bona Rossi, que falou um pouco da educação finlandesa.
            Na tentativa de explicar a excelente situação finlandesa, 5 pontos foram apresentados como possíveis explicações para esse sucesso:


                                                                                                Luis Claudio Megiorin e Embaixador JARI LUOTO

1) Fatores Históricos e Culturais -  Foram destacados alguns aspectos que chamam  atenção: a) Em um País com sólida tradição protestante, há alguns séculos atrás a Igreja Luterana só permitia o casamento a pessoas com habilidades de leitura. A alfabetização era  um requisito para o matrimônio; b) Respeito geral por conhecimento, estudo, ensino e trabalho; c) Guerra civil e guerras contra a Rússia ensinaram à Finlândia o valor da educação; c) O movimento nacionalista usou a alfabetização geral, literatura, jornais e universidades e professores para promover a causa;

2)      A estrutura do sistema educacional – Ensino fundamental altamente integrado – Possibilidade de escolha entre o Ensino Médio e as Escolas Vocacionais (Politécnicas) – Educação total sem custos até a Universidade – alimentação, livros e transportes, tudo sustentado pela sociedade (Governo) - Pouquíssimas escolas privadas.
3)      Currículo escolar: flexibilidade – As escolas são altamente respeitadas e apoiadas – grande autonomia pedagógica – Apoio às dificuldades de aprendizagem – Escolas altamente inclusivas.
4)      Respeito ao professor como profissional Requisito acadêmico: mestrado – Professores são altamente respeitados e gozam de grande status social.
5)      Qualidade dos professores: preparação docente com treinamento eficiente.

Talvez o segredo do sucesso da educação na Finlândia esteja baseado na combinação de diversos fatores, a começar pelos fatores históricos. Na Finlândia existe um alto nível de alfabetização e 74,6 % da população completou o Ensino Médio ou Superior. A maioria das crianças já entra na escola alfabetizada. Sabem ler e escrever antes dos 7 anos de idade, pois são, em geral, alfabetizadas em casa.
Enquanto isso, aqui no Brasil, o Governo está retardando a entrada das crianças na escola, principalmente daquelas que têm menos estímulos em casa, as crianças que irão para as escolas públicas.
Curioso notar que a educação daquele País começou a melhorar na mesma época em que nossa educação começou a declinar, nos anos 70. Seria uma coincidência histórica?
O alto nível de privatização do nosso ensino assusta. A educação está péssima no Brasil. Professores desrespeitados por pais, alunos e governos. Isso infelizmente ocorre nas escolas privadas também, onde os pais tratam os professores como seus empregados, verdadeiros serviçais.
  A profissão que deveria ter o maior status social não tem. Isso acaba afastando as pessoas da área de pedagogia, ao contrário do exemplo citado. Uma nação que não reconhece o valor de seus professores, que não reconhece o valor da educação e da escola pública de qualidade acaba levando os pais a pagarem em dobro pela educação.
 No Brasil sabemos de cor, e não é segredo nenhum, os motivos do fracasso da nossa educação. Talvez um dia, quando reconhecerem que sem pais como parceiros a educação de qualidade não existirá e que sem o investimento no capital humano não avançaremos, aí sim a educação se reerguerá no Brasil.

Foto: Brasilian haasteista kovin on maan kehno koulutusjärjestelmä. Pieni vähemmistö oppilaitoksista yltää hyviin tuloksiin, samalla kun valtaenemmistö peruskouluista on luisunut edelleen alaspäin vaatimattomistakin oppimistuloksista. Suomalaiset EduClusterin ja KiVa-koulun edustajat toivat brasilialaisille senaattoreille, opetusministeriölle ja alan toimijoille täpötäydessä residenssissä näkymiä siihen, mitä suomalaista osaamista on tarjolla ylämäessä etenemiseksi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.