Conforme anunciamos, ontem tivemos a honra de representar os Pais e Alunos no Seminário "O SEGREDO DA EDUCAÇÃO FINLANDESA, realizado na Embaixada da Finlândia. Realmente, segundo o convite, foi um grupo muito selecionado, cerca de 40 pessoas, dentre os quais 3 Senadores. Ressaltamos que esse gesto da Embaixada mostra como os pais são vistos naquele País: como parceiros.
Fato é que os investimentos na educação e a boa aplicação destes fizeram da Finlândia uma potência na boa qualidade da educação reconhecida internacionalmente.
Não sabemos ao certo qual é o segredo da educação Finlandesa. Entretanto, tivemos algumas pistas ao nos aproximarmos mais um pouco da Finlândia.

Entre os palestrantes estava um professor brasileiro que já esteve na Finlândia por diversas vezes, o prof. Marco Antônio de Bona Rossi, que falou um pouco da educação finlandesa.
Na tentativa de explicar a excelente situação finlandesa, 5 pontos foram apresentados como possíveis explicações para esse sucesso:
Luis Claudio Megiorin e Embaixador JARI LUOTO
1) Fatores Históricos e Culturais - Foram destacados alguns aspectos que chamam atenção: a) Em um País com sólida tradição protestante, há alguns séculos atrás a Igreja Luterana só permitia o casamento a pessoas com habilidades de leitura. A alfabetização era um requisito para o matrimônio; b) Respeito geral por conhecimento, estudo, ensino e trabalho; c) Guerra civil e guerras contra a Rússia ensinaram à Finlândia o valor da educação; c) O movimento nacionalista usou a alfabetização geral, literatura, jornais e universidades e professores para promover a causa;
2) A estrutura do sistema educacional – Ensino fundamental altamente integrado – Possibilidade de escolha entre o Ensino Médio e as Escolas Vocacionais (Politécnicas) – Educação total sem custos até a Universidade – alimentação, livros e transportes, tudo sustentado pela sociedade (Governo) - Pouquíssimas escolas privadas.
3) Currículo escolar: flexibilidade – As escolas são altamente respeitadas e apoiadas – grande autonomia pedagógica – Apoio às dificuldades de aprendizagem – Escolas altamente inclusivas.
4) Respeito ao professor como profissional – Requisito acadêmico: mestrado – Professores são altamente respeitados e gozam de grande status social.
5) Qualidade dos professores: preparação docente com treinamento eficiente.
Talvez o segredo do sucesso da educação na Finlândia esteja baseado na combinação de diversos fatores, a começar pelos fatores históricos. Na Finlândia existe um alto nível de alfabetização e 74,6 % da população completou o Ensino Médio ou Superior. A maioria das crianças já entra na escola alfabetizada. Sabem ler e escrever antes dos 7 anos de idade, pois são, em geral, alfabetizadas em casa.
Enquanto isso, aqui no Brasil, o Governo está retardando a entrada das crianças na escola, principalmente daquelas que têm menos estímulos em casa, as crianças que irão para as escolas públicas.
Curioso notar que a educação daquele País começou a melhorar na mesma época em que nossa educação começou a declinar, nos anos 70. Seria uma coincidência histórica?
O alto nível de privatização do nosso ensino assusta. A educação está péssima no Brasil. Professores desrespeitados por pais, alunos e governos. Isso infelizmente ocorre nas escolas privadas também, onde os pais tratam os professores como seus empregados, verdadeiros serviçais.
A profissão que deveria ter o maior status social não tem. Isso acaba afastando as pessoas da área de pedagogia, ao contrário do exemplo citado. Uma nação que não reconhece o valor de seus professores, que não reconhece o valor da educação e da escola pública de qualidade acaba levando os pais a pagarem em dobro pela educação.
No Brasil sabemos de cor, e não é segredo nenhum, os motivos do fracasso da nossa educação. Talvez um dia, quando reconhecerem que sem pais como parceiros a educação de qualidade não existirá e que sem o investimento no capital humano não avançaremos, aí sim a educação se reerguerá no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.