____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

quinta-feira, 7 de março de 2013

DESEMPENHO DOS ALUNOS DO DF EM MATEMÁTICA E EM PORTUGUÊS


QUANTO À MATÉRIA VEICULADA HOJE NO CB: DESEMPENHO BOM, MAS LONGE DO IDEAL


A ASPA/CONFENAPA entendem que a sociedade civil organizada tem feito um esforço hercúleo a fim de participar dos fóruns de educação nacional e estaduais e estão de olho nos investimentos que surgirão a partir do PNE - Plano Nacional de Educação. Está previsto um investimento na ordem de 10% do PIB, o dobro que é empregado atualmente na educação.

Continuamos a afirmar que: seja qual for o investimento feito na educação, por mais vultoso que seja, se não houver a fiscalização na aplicação e gestão desses recursos, principalmente por parte dos usuários, pais e alunos, organizados em torno de associações de pais espalhadas pelo Brasil, nada adiantará, todo esforço será em vão.

A fala de Priscila Cruz, do Movimento Todos para a educação, no Correio Braziliense de hoje, corrobora com esse entendimento  da ASPA/CONFENPA: “Se investimento fosse garantia de resultado, a realidade brasiliense seria ainda melhor. O DF já esteve melhor em outros levantamentos. Hoje, é uma prova de que investimento sem gestão  adequada não é um bom casamento para conseguir qualidade. Não adianta ter bons planos no gabinete e não concretizar em educação boa nas escolas”...

QUANTO O DESEMPENHO DAS ESCOLAS PRIVADAS

O que ainda não foi dito é que existe um investimento, feito no escuro, nas escolas privadas pelos pais, contribuintes que pagam dobrado pela educação. Isto porque as escolas que vão apenas até os 5ºs e 9ºs anos não são avaliadas censitariamente pelo INEP. Assim, ficam sem nenhuma avaliação ao longo de toda sua existência, pois não possuem o ensino médio. Muitas escolas privadas têm o ensino compatível ou pior que as escolas públicas que, por enquanto, só perdem em estrutura.

O Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica (Ensino Médio) e a Prova Brasil não avaliam as escolas privadas e, quando são avaliadas, é por amostragem. Isso já foi pauta de discussão com a CONFENAPA, ainda na gestão da ex-presidente do INEP MALVINA Tuttmam em 2011. Veja http://aspadf.blogspot.com.br/2011/11/representante-de-pais-e-alunos-sugere.html. Na ocasião, entregamos um ofício à então presidente, requerendo que esses métodos de avaliação fossem estendidos censitariamente às privadas. Até agora não obtivemos resposta.

O DF tem o ensino, proporcionalmente, mais privatizado do Brasil. Como sempre dizemos, no DF contamos nos dedos as escolas que têm efetivamente uma melhor qualidade de ensino. Entra ano e sai ano essa realidade não muda. Temos 652 escolas públicas e 480 privadas. No entanto, o número exíguo de escolas com bons resultados só nos mostram o quanto temos que ficar de olho no dinheiro investido ao longo do ano com escolas.

Por fim, é importante lembrar que o DF tem uma demanda por educação e por resultados totalmente diferentes das demais unidades da Federação. Aqui se respira, por falta de opção, os concursos públicos e a maioria dos pais de alunos sonham em desonerar-se dos gastos excessivos com a educação ao longo de todo o ensino básico, se seus filhos forem para uma Universidade Federal.

Luis Claudio Megiorin - Advogado e Presidente da ASPA-DF e Coordenador da CONFENAPA e membro dos Fóruns Distrital e Nacional de Educação.
Matéria na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.