____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DF REPROVA A IMPLANTAÇÃO DOS CICLOS

CONSELHO  DE  EDUCAÇÃO  DO  DF  REPROVA  A  IMPLANTAÇÃO  DOS  CICLOS

O CEDF reprovou a implantação dos ciclos nas escolas públicas do DF. Pais de alunos comemoram a notícia. Os conselhos de educação são órgãos normativos das diretrizes curriculares. Entretanto, é bom que se diga que as decisões desse órgão são submetidas à homologação do Secretário de Educação. Se esse não as homologar, como já divulgado na mídia, não há vinculação à decisão.

Na prática, muitos secretários de educação passam por cima das decisões dos conselhos estaduais, o que neste caso seria lamentável, pois a polêmica implantação dos ciclos não foi debatida com os pais de alunos, tampouco com os professores, o que torna o projeto ainda mais frágil, pois não conta com o apoio dos próprios executores, os professores.

No entanto, a decisão do CEDF, no mínimo, engrossa o coro de que é preciso mais debate em torno do assunto. Isto porque existe uma desconfiança muito grande, por parte dos pais de alunos, com relação à efetividade  dessa política pública que se propaga como a panaceia para melhorar a qualidade do ensino.

A implantação dos ciclos, na verdade, será muito boa para aliviar as pressões que pairam sobre o sistema e as críticas sobre os índices de reprovação e, consequentemente, a evasão escolar, o que causa um desconforto político muito grande.

Verificamos que em alguns países onde não existe reprovação o aproveitamento dos estudos é pífio e há muitos alunos com o nível de leitura aos 14 anos igual às crianças com 7 e 8 anos.

Enquanto não melhorarmos efetivamente a infraestrutura das escolas e não tivermos políticas públicas focadas no reconhecimento da carreira do professor, tornando-a atrativa, não importa a nomenclatura ou sistema que se implante, nada mudará.

Luis Claudio Megiorin, Presidente da Aspa.


LEIA MAIS:
http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130206-jornal/pdf/03.pdf

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/02/05/interna_cidadesdf,347994/conselho-de-educacao-adia-votacao-sobre-sistema-de-ensino-em-ciclos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.