____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PALESTRA DO PROFESSOR E DEPUTADO GABRIEL CHALITA NA FRENTE PARLAMENTAR DA EDUCAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL – DIA 28 de SETEMBRO
FOTO: Da esquerda para direita, Sr. Nilo Furtado, Presidente da FASPA-MG, Deputado Alex Canziani,Presid. da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional e Deputado Prof. Gabriel Chalita.

Participamos da palestra, representando a CONFENAPA, juntamente com Nilo Furtado (FASPA-MG,). Tivemos uma aula "por que ser professor". O Dep. Chalita é realmente tudo que falaram e mais ainda: um excelente professor. Dá pra ouvi-lo por horas. Vamos tentar conseguir o vídeo da palestra.

O Deputado transmitiu a doce tarefa de ser professor para aqueles que são vocacionados. Disse que o professor tem que amar os seus alunos: ”Amá-los não significa lambê-los, mas enxergá-los”. O professor, para detectar eventuais problemas de dificuldade dos alunos, precisa ser criativo e trazer seus alunos para o conhecimento.

Chalita disse que o professor é a alma, a essência da Educação. O professor tem que ser humilde ao passar o seu conhecimento para os alunos e conquistar a confiança desses, reconhecendo que também não tem todas as respostas.
  
Discorreu também sobre o processo ensino-aprendizagem. Falou que o processo de educação é um processo cooperativo que deve envolver não só professores e alunos, mas a família e a escola. O Professor Chalita ressaltou que a valorização do professor deve se dar na cabeça, no coração e no bolso.

A fala do Dep. Gabriel Chalita veio ao encontro dos ideais da ASPA  e da CONFENAPA, pois devemos valorizar o bom professor. Temos que tentar levantar a autoestima daqueles que, muito embora sejam vocacionados, estão desanimados com falta de reconhecimento, não só da conjuntura econômica, mas também da sociedade que, ao contrário dos países de primeiro mundo, no Brasil não damos o devido valor à profissão de professor que, na nossa opinião, é a profissão mais importante dentro de uma sociedade que preza pela educação.

Nós, pais e alunos, podemos fazer a nossa parte. Temos que lutar para que os professores sejam mais respeitados e sintam-se valorizados. Isso não é difícil, basta começarmos a mostrar essa atitude desde casa. Isto porque o pior dos mundos é: além de não ter um salário digno, não ter também o reconhecimento e o status social à altura da importância desses profissionais.

Temos que evitar falar mal dos professores ou criticá-los perante nossos filhos. Se temos alguma divergência, devemos procurá-los, longe da presença de nossos filhos. Isto porque se o professor perder a sua autoridade nossos filhos ficarão sem norte, sem referencial.

Tivemos a oportunidade de falar com dois parlamentares (Alex Canziani e Gabriel Chalita) da importância das Associações de Pais e Alunos na luta pela valorização da carreira do professor. Queremos e vamos levantar a autoestima dos nossos heróis e heroínas a partir de nossa casa. Esse deve ser o papel das Associações de Pais, unindo forças com a sociedade civil organizada e parlamentares.

Se o professor é a alma da educação, entendemos que o aluno é a VIDA da educação, um não existe sem o outro e sem um dos dois não existe escola. Por isso a nossa perfeita integração de interesses: professores e alunos (pais).

Aproveitamos também a oportunidade e após a palestra nos reunimos com o Deputado Alex Canziani e Dep. Gabriel Chalita e entregamos um ofício da CONFENAPA pedindo interferência da Frente Parlamentar do Congresso Nacional contra a resolução nº 6/2010 do CNE e reivindicamos assento dos Pais e Alunos (CONFENAPA) no CNE. Em seguida fomos ao Senado, onde nos reunimos no Gabinete do Senador Cristovam, estendendo o nosso pleito àquele parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.