____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

14% de AUMENTO nas MENSALIDADES para 2012 PESARÁ NO BOLSO DOS PAIS


Não bastasse o pífio resultado da qualidade de ensino da grande maioria das escolas privadas do DF, revelado pelo resultado do ENEM 2010, agora os pais e alunos terão que arcar com mais um escorchante aumento das mensalidades escolares.

O índice de aumento anunciado nesta quarta-feira, 5, está na casa dos 14%, entretanto, sabemos que é praxe algumas escolas extrapolarem os índices indicados pelo próprio Sindicato que as representam. Há aquelas que aumentam de forma escalonada, aplicando índices diferentes, dentro da mesma escola.

Pouco adianta os pais pedirem planilha de custos, pois essas são feitas de forma ininteligível, somente uma perícia contábil é capaz de revelar o que está por trás dos aumentos. E, nesse caso, somente através de uma ação judicial ou procedimento realizado pela PRODECON seria capaz de se verificar a existência de abusividade.

Uma coisa ninguém se engane, o aumento não tem nada a ver com o aumento de folha de pessoal. Imagine um índice de 1,5 % ser capaz de produzir aumento na casa de dois dígitos como é praticado anualmente por mero costume. Aliás, as escolas já acostumaram a aplicar aumentos na casa dos dois dígitos, em que pese a inflação anual ser bem mais baixa.

Por falar em aumento, o que menos pesa nesses índices, segundo o SINPROEP, Sindicato dos Professores, é o aumento dado aos professores, os quais continuam com seus salários achatados e, via de regra, os aumentos dados por grande parte das escolas, quando há negociação da categoria, fica na casa dos centavos. Mesmo assim, para se conseguir esse vergonhoso acréscimo é uma tarefa hercúlea. Das 45O escolas do DF contam-se nos dedos de uma mão as que remuneram bem seus professores.

Diante desses fatos, a ASPA-DF já pediu reunião com a PRODECON para analisar as providências que serão encaminhadas para tentar acalmar a sanha do setor.

Veja reportagem do CorreioBraziliense:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.