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quarta-feira, 28 de março de 2018

EMC - A FALTA DE DISCIPLINA NAS ESCOLAS E A EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA

A FALTA DE DISCIPLINA NAS ESCOLAS
E A EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA

plenarinho.leg.br
Chame do que quiser: Educação Moral e Cívica, Cidadania Moral e Ética (PLS 2/2012, projeto que tramita no Senado), o certo é que a maioria dos pais/contribuintes que bancam os sistemas de ensino são favoráveis a que mais rigor e disciplina sejam implementadas nas escolas, públicas e privadas. (veja enquete do Eu, Estudante do CB). Não à toa o Deputado Raimundo Ribeiro emplacou a Lei 6.122/2017, que instituiu a nova disciplina nas escolas públicas e privadas do DF, cuja constitucionalidade está sendo questionada pelo GDF.




O Sindicato das Escolas particulares e SEEDF argumentam que o tema já é discutido sobejamente nos currículos. Entretanto, isso não é suficiente para convencer às pessoas que há efetividade nesse ensino transversal e interdisciplinar. Isso porque, a julgar pelo comportamento indisciplinado, desrespeitoso de parte dos alunos das duas redes, no ambiente escolar, esse ensino não se faz sentir intra e extramuros.

Ainda ontem, conversava com uma professora de uma escola pública que me pedia orientação como agir com a questão da indisciplina de sua turma e, mais especificamente de um aluno, de 11 anos, que a desrespeitou. Perguntei a ela sobre o tal do Currículo em Movimento da SEEDF, se não dava conta de ajudar na disciplina na escola, sendo respondido que isso era um engodo!

Ora, a coisa está tão feia para o lado dos professores que não são respeitados como autoridades máximas dentro da escola, que não vemos como doses homeopáticas de cidadania, moral e ética podem dar resultados. O ideal seria mesmo uma disciplina à parte, sem impedir a transversalidade para que o tema seja sempre lembrado aos pupilos interdisciplinarmente. O argumento de que a BNCC não prevê a disciplina não é desculpa, pois existem ainda os 40% da parte diversificada onde a EMC ou coisa que o valha poderia ser encaixada e o DF sairia na frente, dando exemplo para todo o Brasil, o que nunca acontece!

Ao que nos consta, hoje poucas escolas públicas e privadas fazem um momento cívico ou, se fazem, ocorre esporadicamente. Daí estamos criando também uma geração apátrida, que só se sente brasileira a cada quadriênio. E, pelo visto, até esse sentimento não nos pertence mais!

Como pais/contribuintes exigimos resultados do ensino, mas como ter bons resultados se não há disciplina nas escolas? Existem escolas que podem tudo: namorar, usar celular até dentro de sala de aula, praticar bullying, agredir professores, dentre outras coisas piores, mas estudo mesmo, poucos querem saber. O condicionamento para estudo pesado, a exigência de comportamento, pontualidade, respeito aos professores e colegas, isso deixamos passar. Como ter uma boa educação? Não sem motivos os colégios mais rígidos são os que melhores têm resultados, não somente os militares.

Enfim, é preciso, sim, pensar em educação, moral, ética e civismo. Precisamos de um ambiente escolar bem ajustado e o comportamento dos alunos controlados. Os pais têm também grande responsabilidade em apoiar a escola nesse sentido. As escolas têm que ensinar aos seus alunos a serem patriotas, a conhecerem os símbolos nacionais e cantar o Hino Nacional, não por cantar, mas por amor à pátria. Sem esses princípios não teremos cidadãos dignos e muito menos educação de qualidade. Claro que tudo isso deve ser feito sem proselitismo e doutrinação política, de qualquer viés!

Luis Claudio Megiorin, advogado, Presidente da Associação de Pais e Alunos do DF - ASPA-DF, membro do Conselho de Educação do DF e Presidente da Comissão de Educação da OAB-DF

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