____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

GOVERNO DE CINGAPURA É DONO DE ESCOLAS PRIVADAS NO BRASIL!

CONTRASSENSO
A CINGAPURA ESTÁ NO TOPO DO RANKING DA EDUCAÇÃO DA OCDE,
MAS INVESTE NA EDUCAÇÃO PRIVADA NO BRASIL

Photo:http://www.straitstimes.com/


Há cerca de 50 anos, a ex-colônia Britânica amargava grandes índices de analfabetismo. Agora, o país tem motivos sobejos para estar orgulhoso. O investimento pesado em educação e na valorização dos professores no último meio século fez com que hoje a Cingapura figurasse no topo do ranking da OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Em Cingapura, o ensino privado quase não existe. Apenas escolas internacionais e outras inexpressivas coexistem com o forte sistema de ensino público daquele país. Um exemplo de país que leva a educação a sério e seu povo é respeitado internacionalmente por isso.


Curioso notar que, recentemente, o Fundo Soberano de Cingapura – GIC Private Limeted comprou parte da Abril Educação (mais) que hoje é administrada pelo Fundo de Investimento Tarpon/Thunnus! Trocando em miúdos: o governo de Cingapura tem dinheiro investido na educação privada do Brasil!

Ora, é um grande contrassenso que um país com educação pública invejável, apesar de sua pequena população (apenas 5.47 milhões de habitantes), invista em educação privada em um país que tem um dos piores sistemas de educação do mundo. Veja a declaração dos representantes do GIC após comprarem parte da Abril Educação:

Segundo comunicado do fundo, o GIC acredita no potencial de crescimento do mercado brasileiro de educação, por isso escolheu investir na empresa. Revista Exame.

Amargar a 60ª colocação num ranking de 76 países é muito ruim. Dadas as dimensões do Brasil, serão necessários uns 5 planos decenais de educação para mudar essa realidade. O PNE – Plano Nacional de Educação é apenas o começo. Se todas as metas desse plano, que está articulado com os planos Estaduais e Distrital de educação, forem implementadas, teremos uma grande chance de melhorar um pouco a educação no próximo decênio, mas ainda não será uma educação para todos, pois o PNE não prevê a captação de alunos da rede privada de ensino, pelo contrário, escora-se na educação particular para sair-se melhor na foto.

Os menos informados irão dizer: que bom, então! Se a Cingapura tem o melhor sistema de ensino público, ela irá melhorar o ensino privado do Brasil! Não, uma coisa não tem a ver com a outra. O GIC busca investir em diversos ativos pelo mundo a fim de maximizar ganhos. O GIC é apenas parte dos donos das escolas que compõem o Grupo Abril Educação, dentre elas: O Sigma, em Brasília, Colégio PH, no Rio de Janeiro, Colégio Motivo no Recife, Wise Up, Red Baloon (escolas de Inglês), dentre outros. 

Agora a cabeça de milhares de alunos estão sendo negociadas, diariamente, na Bolsa de Valores! Cabe registar que o MEC comprou da Abril Educação, que é dona das editoras Atlas e Scipione, R$ 245 milhões em livros didáticos em 2014, que mercado!!!

Por fim, o que queremos mostrar com esse fato é que a privatização, compras e fusões avançam sobre a trôpega educação pública brasileira. A maioria das escolas privadas, com qualidade de ensino duvidosa, reflete a qualidade da educação pública. Os investidores internacionais veem a educação privada no Brasil com potencial de crescimento! Se não lutarmos por uma educação pública atrativa a todas as classes sociais a expansão do “mercado” será cada vez maior e não deixaremos de ser lanterninhas na educação.

Luis Claudio Megiorin, Presidente da AspaDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.