____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

sábado, 9 de agosto de 2014

O EXAME DA OAB E O DESSERVIÇO DO PARLAMENTO CONTRA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO


Créditos: www.assimpassei.com.br

O EXAME DA OAB E O
 DESSERVIÇO DO PARLAMENTO CONTRA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Pais de Alunos estão atônitos com a proposta da Câmara dos Deputados em permitir que bacharéis de Direito possam atuar sem o Exame de Ordem durante um período de 3 anos. A proposição é de toda descabida, é mais um ataque na qualidade da educação dos pífios cursos oferecidos pelas faculdades privadas. Assim, não temos dúvidas que o lobby dessas entidades está sendo forte no Congresso Nacional, induzindo os parlamentares a essa excrecência legislativa.


Não bastava mais nada, após vermos a UNB amargar o 894º lugar no ranque das mil melhores universidades do mundo. Assim, o esforço hercúleo que estamos tendo em incentivar e bancar os estudos dos nossos filhos será mesmo em vão. Leva-se, ainda, em conta também o fato de que a universalização do ensino superior está trazendo um enfraquecimento na qualidade do ensino, tudo a reboque de políticas para facilitar o acesso de muitos alunos despreparados.

Na visão da Aspa, todos os cursos superiores deveriam passar pelo crivo de um exame nos moldes do que é feito pela OAB. Isso, se não garante a comprovação da qualidade do ensino que foi ministrado, ao menos ajuda na responsabilidade das instituições de ensino superior em oferecer ensino minimamente aceitável. Um dos cursos que estão na mira da Aspa é o de medicina. Vamos envidar todos os esforços para apoiar o CFM a criar um exame que ateste a capacidade do futuro médico para que passe por um exame rigoroso, prático e teórico, para exercer a profissão.

Recentemente, em uma cerimônia religiosa pela colação de grau de 60 alunos de Direito da UNB, o Pastor em sua fala despertou risos na plateia, pois falava que os alunos agora teriam ainda que enfrentar mais um obstáculo, o exame de ordem! Nesse momento, ouviu-se uma risada dos formandos, pois, na verdade, todos, com exceção apenas de um deles, já haviam sido aprovados previamente na Ordem! Imagino o orgulho dos formandos, pais e parentes ali presentes.

Nós, pais de alunos e contribuintes, os verdadeiros mantenedores dos sistemas de ensino exigiremos do Congresso Nacional mais respeito com propostas, no mínimo, eleitoreiras que atentam para a má aplicação dos recursos de nossos impostos e pagamentos de mensalidades  na formação de nossos filhos. Relativizar a importância de nossos cursos jurídicos é, sim, um duro golpe na qualidade do ensino.

A propositura descabida da Câmara dos Deputados deve ser revista, pois atenta também contra a segurança dos jurisdicionados que serão submetidos a pessoas que ainda não são profissionais e podem causar grande perda a seus clientes. Seria como permitir que um piloto de aeronave pudesse voar com avião de passageiros sem o brevê que atestasse que o candidato tinha passado por todos os testes de habilidades para tanto.

Diante disso, só nos resta irmos ao Congresso Nacional e ombrear com a OAB Nacional o lobby dos pais de alunos que não vão tolerar mais esse golpe no sonho de que seus filhos tenham a segurança da formação profissional. Não queremos facilidades, benesses despropositadas. Queremos, sim, ensino de qualidade para nossos filhos até a formação final. Para isso lutaremos, se preciso for até na Justiça, para que iniciativas como essa morram onde nasceram.


Luis Claudio Megiorin, Advogado, Presidente da ASPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.