____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PRESIDENTE DA ASPA REUNE-SE COM SUB-SECRETÁRIO DA SIAE

(E)Sub Sec.Marco Aurélio, Coord.Maria Clara, LC Megiorin e Clayton Fautino.
Ontem, o Presidente da ASPA, o advogado Luis Claudio Megiorin, atendendo ao convite feito pelo Sub-Secretário da SIAE - Subsecretaria de Infraestrutura e Apoio Educacional, Marco Aurélio Salgado, esteve reunido na SEDF juntamente com DR. CLAYTON FAUSTINO, representante da ASPA no Observatório das Escolas Integrais de Planaltina, e técnicos nutricionistas da Pasta.

Na reunião, o Subsecretário e os técnicos  explicaram aos membros da ASPA parte da rotina e logística de  todo o processo que envolve a distribuição da merenda escolar nas 657 escolas do DF.

Os últimos e recentes episódios de falta de abastecimento de algum gênero alimentício em algumas escolas foram esclarecidos por Marco Aurélio Salgado, que espera maior envolvimento da Comunidade Escolar para informar à SEDF sobre eventuais problemas com a merenda, pois segundo Salgado a SEDF tem seguido rigorosamente o cronograma de entrega às escolas para que não haja desabastecimento.

São cerca de 630 toneladas só de alimentos não perecíveis e são servidas 500 mil refeições/dia em toda rede e é possível que, mesmo com todo o cuidado, alguma falha ocorra, pois a logística é imensa. Isto porque existem materiais não perecíveis, de mais fácil controle, e os perecíveis, os quais dependem da pontualidade dos fornecedores, explicou Salgado.


As gerentes nutricionistas presentes explicaram aos representantes do Pais de Alunos que existem cerca de 80 cardápios diferenciados controlados por nutricionistas responsáveis em cada Regional de Ensino. Todo  esse processo é controlado por normas específicas exigidas pelo FNDE. Está envolvido um processo cuidadoso que vai desde a manipulação de alimentos a valores nutricionais,  que são seguidos de acordo com o perfil de cada escola e a permanência diária do aluno na unidade de ensino.

Existem escolas com apenas uma refeição, a exemplo das escolas classes, e escolas com 4 e até 5 refeições. Tudo isso faz parte de uma grande estratégia de qualidade do ensino fomentada pelo Governo Federal. Segundo a Pasta, o DF segue à risca todo o ritual para que tudo ocorra dentro do estabelecido.

O Presidente da ASPA, Luis Claudio Megiorin, falou que estão ocorrendo reclamações de pais de alunos que dizem que os filhos têm comido apenas biscoito com leite e algumas escolas pedem aos pais complementos para as refeições. Salgado informou que desconhece esses fatos, pois garante que o material necessário tem chegado até às escolas.

Megiorin sugeriu uma maior participação dos membros do Conselho Escolar a fim de trazer até a ASPA qualquer reclamação quanto a eventuais desabastecimentos. É preciso um envolvimento maior dos pais com as escolas. Muitos pais sequer sabem o que foi servido na merenda escolar e, por essa razão, muitas vezes a imprensa é acionada mesmo antes que a ASPA ou a SEDF fique sabendo do que está acontecendo.

Salgado informou que tem havido um mal entendido muito grande, pois o assunto é muito explorado quando ocorre a mínima falha, que nem sempre é da SEDF. Citou o exemplo da falta de gás em uma escola, o que impossibilitou a elaboração da merenda escolar. Mas se falta gás, de quem é a responsabilidade? Quem deveria zelar para que o gás não faltasse?

O Luis Claudio aproveitou ainda para pedir esclarecimentos quanto à questão da suspensão da entrega do Cartão Material Escolar. O Subsecretário explicou ainda que devido ao tumulto que ocorrido a suspensão foi necessária, mas afirmou que agora está sendo utilizada uma nova estratégia para evitar que ocorram problemas na distribuição e que a entrega já está sendo normalizada.

O Presidente da ASPA se comprometeu a visitar algumas escolas onde houve a falta de merenda para ouvir, na medida do possível, o reclame diretamente dos pais e da direção a fim colocar a ASPA à disposição da Comunidade Escolar para verificar o que ocorre nas escolas e cobrar diretamente da SEDF eventuais providências.

ASPA-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.