____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

MATERIAL ESCOLAR, MAIS PESO NO BOLSO DOS PAIS.

PARTICIPAMOS. LEIA HOJE NO CORREIO BRAZILIENSE, A MATÉRIA SOBRE MATERIAL ESCOLAR COLETIVO. Economia - Consumidor pg 22: Mais peso no bolso dos pais. http://goo.gl/8IJAfo

NOSSA OPINIÃO.

ANTES PAGÁVAMOS PELO O QUE VÍAMOS, AGORA PAGAREMOS PELO NÃO VEREMOS.

Há muito era entendimento dos  Procons e das Associações de Pais de todo o País que determinados materiais os pais não eram obrigados a fornecerem para a escola, o óbvio ululante!   SAIBA MAIS:


Entretanto agora, a Lei abre uma brecha que será excelente para as escolas. Como a Lei não exemplifica o que é material coletivo, ficamos na mesma, a interpretação continuará sendo de cada escola. Tendo a lista nas mãos é só glosar o excesso. Mas com a nova lei a quantidade e os materiais que serão comprados no atacado, serão repassados a preço de varejo para os pais através das famosas e obscuras Planilhas de Custos.

O DF já estava avançado em termos dessa legislação, pois desde 2009 temos uma lei melhor que a sancionada pela PresidentEE Dilma. A lei do DF 4.311/2009,  define por exemplo, no seu Art. 1º e Parágrafo Único, o que é MATERIAL ESCOLAR:  é aquele item de uso exclusivo e restrito ao processo didático-pedagógico destinado às necessidades individuais do aluno. Logo, por eliminação, tudo que não é de uso exclusivo é material coletivo.

O inciso II do Art. 3º melhora ainda mais a compreensão do que não é material escolar: a exigência de compra de material de consumo ou de expediente de uso genérico e abrangente da instituição, e não de uso individual e restrito do aluno matriculado e do qual o estudante não poderá dispor à vontade e levar consigo, em caso de sobra, no regresso ao lar”. Nesse caso incluímos, por exemplo as resmas de papel.

O certo é que com lei ou sem lei, qualquer forma  a conta sempre recai sobre nossos ombros, pois diante da falta de transparência e a dificuldade de fiscalização não tem outro jeito a não ser pagar pelo o que não se sabe bem ao certo. Ou seja, com a nova Lei, nada mudou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.