____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

TRANSPORTE ESCOLAR, INSPECIONE-O ANTES DE CONTRATAR

Acesse a lista dos credenciados no Detran no link ao final.

Transporte escolar norte-americano
Transporte escolar, um problema maior do que se pode pensar. Afinal, não estamos nos EUA onde aquele ônibus amarelinho que vemos em filmes é o veículo mais respeitado daquele País. Lá existem normas de trânsito severas para o transporte escolar que estão para além das normas brasileiras.

Não são todos os pais que têm o privilégio de levar e buscar os seus filhos à escola. Muitos precisam da ajuda do transporte escolar coletivo para essa tarefa. Aí entra uma preocupação a mais para os pais de alunos, que devem estar atentos à regularidade do veículo contratado. Todo cuidado é pouco.

Para os pais das escolas públicas, o dispêndio como transporte escolar pesa muito nas contas do fim do mês. A SEDF somente proporciona transporte escolar para alunos das áreas rurais ou em cidade que não têm o serviço regular de transporte público. O passe estudantil só vale para o aluno e não para o acompanhante.

Atente para a frase acima!

O transporte escolar deve ser visto como dever do Estado e garantia de acesso e permanência do educando no ambiente escolar, está garantido na LDB, Lei de Diretrizes e Base da Educação, Lei 9.394/96,  art. 10. Os pais das escolas públicas que não tiverem condições de proporcionar aos seus filhos acesso à escola devem exigir do Poder Público esse direito.

O cuidado na hora de se contratar um transporte escolar deve ser o mais meticuloso possível.  O primeiro passo é verificar a regularidade do veículo junto ao Detran, mas isso não é o suficiente. Os pais devem, ainda, atentar para algumas condições antes de contratar o serviço, tais como:

1)      verificar a documentação do veículo e do condutor;
2)      atentar para as condições gerais de conservação, pneus, cintos e higiene;
3)      observar a rota e o tempo estimado de ida e volta;
4)      observar se há uma pessoa para ajudar o motorista a conduzir, principalmente as crianças pequenas, e mantê-las presas ao cinto de segurança;
5)      atentar para o uso de cadeirinha em caso de crianças pequenas, mesmo cuidado que se tem no carro;
6)      se possível, siga o motorista e observe o seu comportamento ao volante;
7)      atente para a pontualidade da chegada da criança na ida e na volta;
8)      mantenha contato com seu filho via celular.
9)      não ligue para o motorista, no horário do trajeto, pois ele irá atender!

Essas preocupações são importantes, pois temos observado muitas crianças soltas nas vans, com braços e cabeças para fora, obviamente muitas não usam o cinto de segurança durante todo o trajeto. Além disso, é comum vermos os motoristas falando ao celular enquanto dirigem.

Outra constatação é que já observamos as vans parando longe do local de embarque e desembarque fazendo com que as crianças pequenas tenham que se deslocar para o veículo sem assistência do motorista ou seu auxiliar.

A atuação de pais de alunos é fundamental na melhoria da qualidade dos serviços prestados na educação.

VERIFIQUE JUNTO AO DETRAN OS MOTORISTAS CREDENCIADOS:
CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSO
 AOS CREDENCIADOS NO DETRAN



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.