____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ABRE, PELA PRIMEIRA VEZ, AS PORTAS PARA A ASPA, REPRESENTANTES DE PAIS E ALUNOS.


Hoje, atendendo ao convite feito pelo Prof. Denilson Bento, Secretário de Educação do DF, no programa CBN Comunitária do dia 13/02, o Presidente da ASPA, Luis Claudio Megiorin, reuniu-se com Bento na Secretaria de Educação para obter esclarecimentos sobre a nova proposta de ciclos que está sendo ampliada na Rede Pública.

A reunião teve a duração de cerca de 1h20, tempo em que Bento fez uma breve explanação da sistemática do projeto ao representante dos Pais e Alunos do DF. O Secretário também entregou uma documentação para que a ASPA analise com mais profundidade as mudanças.

Bento explicou que a sistemática de ciclos já é uma realidade implantada desde 2008 nos anos iniciais do fundamental I, 1º ao 3º anos. O resultado, segundo o Secretário, é que o DF pulou dos 15% de reprovação para apenas 5% nessa fase de ensino. O Secretário garantiu que a questão será amplamente debatida, inclusive na Conferência Distrital de Educação que ocorrerá entre junho e julho deste ano.

O Secretário está certo de que as políticas públicas que estão sendo implementadas em algumas escolas trarão muitos benefícios, tanto para os professores que terão menos turmas, quanto para alunos que terão mais tempo para assimilar as matérias de acordo com o seu ritmo de cognição. Sendo assim, a SEDF espera que a repetência e a evasão escolar diminuam consideravelmente.

Megiorin expôs a preocupação com relação à questão da semestralidade no ensino médio. Alguns questionamentos foram feitos, tais como: número de alunos por sala de aula, espaço físico para atender o aluno no contra turno; qualidade da monitoria para reforço; almoço e lanche para os alunos que ficarem na escola, dentre outras questões.

Foi questionado, ainda, o fato de que o ingresso nas faculdades por meio do vestibular é altamente competitivo e os alunos têm que estar em pé de igualdade com os alunos das escolas privadas. O questionamento foi feito mediante a fala do Secretário de que o ensino médio não se destina apenas para o preparo para o vestibular, mas para a vida.

Megiorin disse ao Secretário que a existência dos vestibulares e PAS faz com que, na realidade, o Ensino Médio atual nada mais seja que uma fase preparatória para tais provas. Tanto que o MEC está tentando reformular o E.M. com diminuição de matérias. Mas, segundo o Presidente da Aspa, para que essas mudanças surtam efeitos, o ingresso nas universidades também terá que mudar a sua configuração atual.

O Presidente da ASPA quer ouvir todas as partes envolvidas nesse debate para formular um posicionamento final. Assim, deverá reunir-se com o Ministério Público – Proeduc na próxima segunda-feira,  18. Também procurará o CEDF e no próximo dia 19/02 participará da Reunião do Fórum Distrital, do qual faz parte como membro, ocasião em que o assunto também será discutido com as demais representantes da sociedade civil organizada, inclusive com o SINPRO.

À noite, o Presidente da ASPA ainda participou do DF RECORD, juntamente com o Secretário de Educação, de uma entrevista ao vivo sobre a questão.

REDAÇÃO DA ASPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.