____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PAIS DE ALUNOS APOIAM EXAMES DE CLASSES PARA CONTROLE DA QUALIDADE DOS CURSOS SUPERIORES

A exemplo do exame de ordem a que se submetem os advogados para poderem exercer a profissão, a ASPA e CONFENAPA entendem que é importante que o controle da qualidade/qualificação mínima dos futuros profissionais deva ser exercido pelos órgãos de classe de cada categoria.

Infelizmente, tramita no Congresso Nacional uma PEC que atenta contra esse controle, ao tentar impedir que a OAB submeta os formandos que querem exercer a profissão de advogados sejam antes avaliados minimamente sobre seus conhecimentos.

Segundo dados do CNJ, há cerca de 1240 cursos de direito, mais de 800 mil advogados e cerca de 3 milhões de bacharéis em direito. No resto do mundo todo existem cerca de 1.100 faculdades de direito somente. Em número de advogados só perdemos para Índia e China! Algo está errado.

Agora nos chega a lamentável notícia através do Jornal Folha de São Paulo que “ estudantes de medicina que boicotarem o exame do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) poderão ficar com a "ficha suja" no conselho.

A prova, que passou a ser obrigatória para os alunos do sexto ano, é pioneira no país e acontece no domingo em São Paulo.

Sem o certificado de participação, o estudante não obtém o registro profissional no conselho paulista. Lideranças estudantis de três universidades (Unicamp, Unesp e Faculdade de Medicina de Marília) estão recomendando que os alunos boicotem o exame.

 A orientação é para que marquem, em todas as questões, a alternativa "B", de boicote. Segundo o Cremesp, o "ato de rebeldia" ficará arquivado no conselho, na pasta do futuro médico.

"Esses colegas estão entrando na profissão agora. Será que vão querer começar já cometendo uma infração ética?", questiona o conselheiro Bráulio Luna Filho e um dos coordenadores do exame, referindo-se à resolução que tornou obrigatório o exame.

O mais curioso nesta história é que, segundo o jornalista Gilberto Dimenstein, da CBN, o movimento tem apoio do Ministro da Saúde Padilha.Essa atitude do Ministro vai de encontro a todo esforço que o governo Federal tem feito para avaliar a qualidade do ensino, desde a Provinha Brasil, a recente louvável avaliação que os alunos no 3º  ano (fundamental I) passarão a ter a partir de 2013 até o ensino superior.

Nós da sociedade civil organizada queremos também continuar tendo nossa própria avaliação, afinal, é importante que avaliemos, pois isso só trará mais segurança ao passo que dividiremos essa responsabilidade com o Governo.

Se um advogado é avaliado, pois com sua atuação pode causar graves prejuízos aos seus clientes, o que diremos de um médico e enfermeiro, que têm em suas mãos as vidas de pessoas.

Assim, entendemos que os exames devem ser feitos de forma obrigatória, desde o Enem até aos exames aplicados pelas entidades de classe. Deve ainda ser atribuída nota de classificação, para evitar que haja tentativas de boicote, que ficará no currículo do candidato acessível a todos os cidadãos, à luz da Lei de Acesso à Informação recentemente implantada no País.

 

Luis Claudio Megiorin, advogado, Presidente da ASPA e Coordenador da CONFENAPA  e Membro da Comissão de Direito do Consumidor da OAB-DF

 

Aluno que boicotar Cremesp terá 'ficha suja', diz conselho de medicina de SP

Leia mais em: 
http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/11/09/aluno-que-boicotar-cremesp-tera-ficha-suja-diz-conselho-de-medicina-de-sp.jhtm

 

SEXTA, 09/11/2012

Lideranças estudantis recebem apoio irresponsável de ministro para boicotar prova de medicina

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/gilberto-dimenstein/GILBERTO-DIMENSTEIN.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.