____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

sábado, 21 de janeiro de 2012

NORMA DO CNE CONTINUA SUSPENSA POR DECISÃO DA 2ª VARA FEDERAL DE PERNAMBUCO.


Os pais de alunos que não completarem 6 anos de idade até 31 de março de 2012 poderão matricular seus filhos para o 1º ano do ensino fundamental, tanto na rede pública quanto na privada em todo Brasil.

A decisão de primeiro grau dada pelo Juiz da 2ª Vara Federal de Pernambuco continua valendo após interposição do primeiro recurso da União (Agravo de Instrumento com pedido efeito suspensivo).

A decisão foi dada pelo Desembargador Federal da 4ª Turma do TRF da 5ª Região no Recife. Para o Magistrado, a União não logrou êxito em demonstrar a necessidade de urgência e nem a hipótese de se conferir efeito suspensivo ao agravo interposto contra a decisão da liminar concedida para anular a norma do CNE.

Na prática, isso quer dizer que a liminar está mantida até que o Juízo da 2ª Vara julgue definitivamente a questão (decisão do mérito). Isso dará mais tempo para definir e consolidar a situação das matrículas pendentes ou que foram recusadas com base na norma do CNE, que está suspensa por determinação judicial.

Ocorre que, mesmo com essa decisão, muitos Estados e o Distrito Federal ainda estão obedecendo a Resolução do CNE e não estão matriculando, no ensino fundamental e na Pré-escola, crianças que fazem aniversário após 31 de março.

A ASPA-DF tem recebido denúncias de pais, inclusive de outros Estados, pois o direito de seus filhos está sendo cerceado. No DF, a questão está resolvida somente para alunos da rede privada, por força do parecer do CEDF que permite a matrícula dos alunos que já estavam estudando em 2011. Estranhamos o fato do parecer, votado em novembro de 2011, não ter sido homologado até o momento pelo Secretário de Educação do DF.

É lamentável que o ano escolar que está para se iniciar esteja trazendo tanta angústia e instabilidade aos pais e alunos. Orientamos aos pais que estiverem tendo problemas que procurem a associação de pais para maiores orientações. As Secretarias Estaduais deverão cumprir a decisão do Juízo Federal de Pernambuco sob pena de crime de desobediência.

A ASPA-DF já está estudando meios de fazer que a decisão seja cumprida aqui no DF. Iremos também estudar uma forma para que a  Diretoria da CONFENAPA tome providências para que a decisão seja acatada nos demais Estados da Federação.

TRF 5ª PROCESSO Nº 0017499-35.2011.4.05.0000
AGRAVO DE INSTRUMENTO (AGTR121581-PE)
AUTUADO EM 15/12/2011
ORGÃO: Quarta Turma
PROC. ORIGINÁRIO Nº: 00134663120114058300 - Justiça Federal - PE

VARA: 2ª Vara Federal de Pernambuco
ASSUNTO: Matrícula - Ensino Fundamental e Médio - Serviços - Administrativo

[Publicado em 23/01/2012 00:00] [Guia: 2011.001905] (M8) D E C I S Ã OO EXMO. SR. DESEMBARGADOR FEDERAL LÁZARO GUIMARÃES (RELATOR):O agravante não logrou comprovar a urgência do pleito, nem demonstrou ser a hipótese de conferir, de plano, efeito suspensivo ao agravo. Isto posto, não restou caracterizado, o periculum in mora, que é requisito imprescindível para a apreciação do presente recurso.Tendo em vista o não preenchimento dos requisitos contidos no art. 522, com a nova redação dada pela Lei 11.187/2005, converto o recurso em agravo retido.Encaminhem-se os autos ao Juízo de Origem.I.Recife, 19 de dezembro de 2011.Desembargador Federal Lázaro GuimarãesRelator
http://www.trf5.jus.br/cp/cp.do

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.