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sábado, 10 de setembro de 2011


“RANKING” DO ENEM, MELHORES ESCOLAS 2010

Esta semana deve sair o “ranking” do Enem das melhores escolas. Fiquem de olho e verifique se o seu investimento está sendo aplicado na escola certa. Existem escolas públicas que se saem melhor que certas escolas particulares. Esse Exame não mede só a qualidade do ensino médio, mas é reflexo de toda a base desde o fundamental I.

Os únicos que não gostam do “ranking” são os donos e diretores das escolas, principalmente as particulares. Eles inventam as desculpas, interpretações, mais mirabolantes possíveis. Entretanto, para nós pais, atualmente, é um dos indicadores mais confiáveis para medir minimamente a qualidade do ensino.

Esperneie quem quiser, tentem nos iludir criticando o ENEM, mas com todos os problemas esse método de transparência ainda traz indicativos fortes sobre a qualidade de ensino, tanto privado quanto público.

Uma dica: não compare somente a posição da escola, tem que se comparar o número de inscritos. Existem escolas que selecionam os alunos que vão prestar o exame. Isso mascara a qualidade do ensino, não é correto.

Não se enganem: tem melhor mérito aquela escola que conseguiu aprovar o maior número dos inscritos, pois prova que não houve seleção prévia e que seu método é eficiente, mesmo num universo maior de alunos, o que indica mais turmas e um corpo docente maior.

No Enem 2009, uma escola nova de Brasília usou esse método sórdido, conseguiu aprovar quase a totalidade dos alunos e ficou em primeiro lugar, mas foram apenas cerca de 20 alunos! Hoje a escola multiplicou o número de alunos. Assim é fácil e não prova nada. No entanto, os pais mais esclarecidos não caem nessa.

Por outro lado, houve escolas com pouquíssimos alunos, uns 50, cujo resultado foi pífio. Isso pode ser indício de que o ensino da escola é fraco, não só o ensino médio, pois num universo de poucos alunos o corpo docente seria, em tese, mais selecionado, assim, deveria ter mais aprovação!

Não devemos nos preocupar somente com vestibular, mas em preparar nossos filhos para um mercado casa vez mais exigente. Quem não consegue passar no ENEM, como  passaria num concurso público? Por outro lado, quem não teve uma base boa (fundamental I e II) não fará um ensino médio bom, salvo raras exceções.

Na educação não existe caminho fácil, tem que ter um ensino rígido e puxado desde o fundamental I e II, caso contrário seu filho não conseguirá adquirir hábito e condicionamento para o estudo no ensino médio.

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