____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

NOTA PÚBLICA VOLTA ÀS AULAS



NOTA PÚBLICA

A Associação de Pais de Alunos das Instituições de Ensino do DF – ASPA-DF - vem a público declarar seu apoio aos pais de alunos das escolas públicas/privadas e cívico-militares neste momento que o GDF estuda o retorno às aulas em junho e a antecipação em maio para algumas escolas.

Ante as incertezas em torno da pandemia do coronavírus, espera-se do Poder Público a transparência com a divulgação de informação acerca dos planos de contingência disponibilizados na capital.

Torna-se essencial a apresentação, para a comunidade escolar, de protocolo específico de conduta para cada unidade, com a necessária alteração do plano operacional das escolas, em que sejam contemplados procedimentos tais como:

       cuidados com os alunos que apresentem doenças crônicas, em tratamento contínuo, que são agravantes para a doença, ofertando a esses o ensino a distância. Para tanto é imprescindível o levantamento prévio do número desses indivíduos;

       testagem de exames para a Covid-19 e acompanhamento de alunos, professores e funcionários, além de seus respectivos familiares, de forma rotineira, já que eles se deslocarão todos os dias e estarão expostos ao vírus;

       previsão de vagas hospitalares, se assim for necessário, no caso de contágio pelo COVID-19;

       distanciamento de carteiras e procedimentos acerca do distanciamento nas áreas comuns, como nos intervalos, quando toda a escola se reúne em pátios;

       o manejo adequado junto aos proprietários de transporte escolar, que leva os alunos;

       redução do número de alunos por sala de aula;

       considere um capítulo específico de ações preventivas e profiláticas para se evitar o contágio pelo coronavírus, como a distribuição de máscaras e material de higiene e álcool em gel.

Assim, antes de voltar à efetiva abertura dessas escolas, necessário saber se há a possibilidade de o Governo prover, junto com as Secretarias de Educação e Segurança Pública, todas as medidas necessárias a fim de garantir a pais, alunos, funcionários e comunidades daquelas escolas integridade física e psicológica do grupo.

A Associação defende a necessidade das Autoridades constituídas buscarem a participação e cooperação de todos os segmentos envolvidos no processo, devendo inclusive se valer do Conselho de Governo, que tem como competência se pronunciar sobre questões relevantes suscitadas pelo Governo do DF.

Assim, esperamos que a comunidade escolar seja ouvida para que, junto com às autoridades constituídas, possamos encontrar soluções objetivas e seguras, com intuito de se buscar tranquilidade nos lares dos pais de alunos.

Como é do conhecimento, no DF a escolha dos colégios que estão sob a gestão compartilhada foi feita, inicialmente, pelo cálculo do Índice de Vulnerabilidade Escolar (IVE). Além desse índice, é feita também uma consulta à comunidade escolar para saber se ela é favorável ou não à implementação da Gestão Compartilhada.

Esta Associação se coloca à disposição da comunidade de pais de alunos e do Governo do Distrito Federal para colaborar com a proposição de ações que minimizem os efeitos desta crise.

Ajudem-nos a continuar o diálogo com as Autoridades para buscar alternativas que possam minimizar os efeitos deste momento vivido na educação do DF.

ASPA-DF - ASSOCIAÇÃO DE PAIS DE ALUNOS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO DF
Entre em contato: (61) 98383-2772 (whatsapp) – Vivo 99911-2772 –Youtube: http://www.youtube.com/aspadf  | Facebook http://www.facebook.com/aspadf | Twitter:  @aspadf | www.aspadf11.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.