____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

PRIMEIRO ANO DO PLANO DISTRITAL DE EDUCAÇÃO É ANALISADO EM AUDIÊNCIA

Créditos da Foto: Reginaldo Veras Assess. Imprensa Isis Dantas
A Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal, realizou hoje, dia 13 de junho, uma audiência pública com o objetivo de discutir a aplicação do Plano Distrital de Educação – PDE e do Plano Nacional de Educação – PNE. O PDE, elaborado com base no PNE, entrou em vigor este ano, estabelecendo 21 metas e estratégias a serem implementadas num período de 10 anos.

O referido evento, proposto por iniciativa do Deputado Reginaldo Veras, contou ainda com a participação do Deputado Wasny de Roure, que presidiu parte da audiência.

Créditos da Foto: Reginaldo Veras Assess. Imprensa Isis Dantas
A ASPA/DF participou da composição da mesa, representada por sua vice-presidente, a Orientadora Educacional Gracy Florêncio que também reconheceu o esforço do atual governo do DF para colocar em prática a importantíssima meta número 1 do PDE, entretanto, ressaltou a carência de vagas nas creches, bem como a necessidade de melhorarmos a infraestrutura das escolas. Apesar de reconhecer as limitações de ordem econômica, com consequentes cortes de verbas da Educação, a ASPA mostrou-se confiante em relação à implementação do PDE, acreditando que a SEEDF fará o possível para que avanços importantes possam ocorrer nessa área.



A Vice-Presidente falou acerca de sua experiência na rede pública de ensino do DF, entre os anos de 2008 e 2011, período em que vivenciou diversas situações desafiadoras, em especial dificuldades encontradas para tornar mais efetiva a participação do pais na vida escolar dos alunos. Encerrou sua fala abordando justamente a importância da ASPA no sentido de colaborar para uma maior aproximação entre escola e família, o que certamente contribuirá de maneira significativa para um melhor desempenho escolar por parte dos estudantes.

Também esteve presente o Subsecretário de Planejamento, Professor Fábio Souza que destacou em sua fala a importância do primeiro PDE elaborado no Distrito Federal. Além disso, enfatizou os significativos avanços em relação à meta número 1 do PDE, que trata da universalização da Educação Infantil no DF, para crianças de 4 a 5 anos de idade, e reafirmou o compromisso do Governo de iniciar o segundo semestre de 2016 com todas as crianças, dessa faixa etária, na escola.

Em relação ao atendimento das crianças de 0 a 3 anos, informou que hoje, no DF, contamos com 42 creches, que atendem 42% dessa população, e que até o final do ano esse atendimento será ampliado com a construção de outras 8 unidades.

Participaram da Mesa representantes do SINPRO/DF, da Campanha Nacional da SAM e do Fórum Distrital de Educação. Em suas falas, todos reconheceram a importância do PDE para a educação no DF, levantando, porém, relevantes questionamentos de ordem prática para a implementação do referido Plano.

A plateia, composta por diferentes profissionais da educação, estudantes, membros do FDE, professores universitários, dentre outros, também foi bastante participativa, fazendo importantes considerações relacionadas aos desafios da educação na zona rural, da educação de jovens e adultos na forma integrada de educação profissional, do monitoramento por parte dos cidadãos quanto ao cumprimento das metas do PDE, do repasse de verbas para manutenção e investimentos por parte das escolas, etc.


A ASPA está ciente de que apenas iniciamos uma longa caminhada e precisamos unir esforços para que possamos implementar tudo o que sonhamos e colocamos no PDE, visando a melhoria da Educação no DF. 

1 Saiba Mais>

2 Saiba Mais>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.