____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Violência – que diferença faz um jovem a menos?

Violência – que diferença faz um jovem a menos?

Foto: Divulgação 
O que representa pra nós o assassinato frio e cruel de mais um jovem, nos seus 17 anos (crime aconteceu no CED 2 de Ceilândia, há poucos dias), num país onde a violência foi banalizada? O que representa pra nós a dor dupla em saber que o assassino é um jovem com apenas 16 anos?

A violência foi banalizada não porque, nós cidadãos, não damos mais importância para fatos que se tornaram corriqueiro. A violência que ceifa vidas de todas as idades, não importa onde, se na escola, na rua ou em casa. Estamos em guerra e não nos demos conta disso. Morrem mais pessoas no Brasil por mortes violentas que em muitas guerras que estão em curso pelo mundo!

Como já disse em um artigo publicado no Jornal Correio Braziliense, não tenho esperança na redução da criminalidade e de atos infracionais em nosso país, pelo simples fato dessa banalização advir da certeza da impunidade que já cauterizou as nossas mentes e grassou, inclusive, pelo poder político Central. Continue lendo >CLIQUE



Não nos importamos mais, porque estamos exauridos, pois não existem soluções se não investirmos em educação colocando mais crianças e adolescentes nas escolas profissionalizando-os e, concomitantemente, investirmos pesado na reforma profunda dos nossos códigos penais e no Estatuto da Criança e adolescente e, sobretudo, nos sistemas penal e socioeducativo, diminuindo a reincidência pela ressocialização dos indivíduos que estão custodiados nesses sistemas.

Esse adolescente que assassinou aquele outro sequer cumprirá a pena máxima de 3 anos, pois parece ser primário. Muito em breve, estará de volta ao seio da sociedade já marcado por um crime bárbaro. O que garante que não continuará a cometer esse e outros atos delitivos?

Eis a razão da banalização da violência, a descrença nos sistemas, todos, sem exceção. Estamos aos poucos perdendo a fé no Brasil que, segundo o IBGE, já conta com uma população de 204.823.517 cidadãos até o momento que inseri este ponto! Que diferença faz pra nós, um a mais ou a menos?


Luis Claudio Megiorin, advogado e Ativista Social





Reportagens com a participação da Aspa-DF

JORNAL DE BRASÍLIA - Justiça mantém menor recluso

CORREIO BRAZILIENSEBullying e 16 golpes fatais

CBN BRASÍLIA -  Reportagem de  Grabriela Echenique

TV BAND ENTREVISTA  Violência nas escolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.