____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

ENEM, AS ESCOLAS CONTEUDISTAS SAEM NA FRENTE


Por mais que os donos de escolas e gestores das escolas públicas tentem ignorar, uma coisa é fato: as escolas conteudistas saem sempre na frente em todos os exames que envolvem acesso ao nível superior. E isso é óbvio e nem precisa ser educador para entender que com o Ensino Médio com currículo único, como é concebido, e a forma de acesso às melhores universidades públicas não existe mágica, tem que dar conteúdo e desde cedo. E quem consegue reter o cabedal de informações, muitas descartáveis, após o ingresso na universidade, acabam conseguindo os melhores resultados.

Mais uma vez veremos gestores das escolas públicas e privadas torcendo os narizes e tentando desacreditar o INEP e a forma de avaliação do Enem. Entretanto, sempre fomos realistas e visionários quanto à evolução do Enem que, com todas suas falhas, ainda é o único meio dos pais terem, objetivamente, no sistema atual, uma forma de sinalização (indício) da medição da qualidade do ensino. Não temos a menor dúvida quem em pouco tempo o ENEM será a única forma de ingresso nas universidades públicas e privadas como é o SAT (Scholastic Assessment Test), exame padronizado que os estudantes têm que fazer para estudar em universidades nos Estados Unidos da América.
continua...


Como sempre falamos, e foi ressaltado agora pelo INEP, é preciso estar atentos para o número de alunos que fizeram as provas em cada escola. Sabemos que muitas escolas incentivam os melhores alunos e desmotivam os outros a não prestarem o exame. O resultado disso é inexoravelmente um resultado muito melhor em relação às outras escolas. Assim, as orientações passadas pelo INEP devem ser observadas:

Em nota, o Inep recomendou a observação do número de estudantes inscritos por escola, já que médias altas obtidas por grande número de alunos de uma escola podem ser boas indicadoras de excelência da qualidade do ensino que receberam. Já médias altas quando a escola tem poucos alunos examinados não permitem a avaliação conclusiva, pois podem se dever ao simples mérito individual de alguns  estudantes”. (CB) CLIQUE

Outro dado importante que deve ser notado é que o INEP trouxe nessa edição um dado que faz muita diferença na hora de comprarar uma escola com a outra de determidada região ou cidade. É o contesto socioeconômico medido pelao NSE  representa o nível socioeconômico dos estudantes. O cálculo desse indicador foi feito a partir das informações fornecidas pelos próprios alunos.

Infelizmente, nossas escolas públicas estão ainda na rabeira, até o Colégio Militar não está lá essas coisas. Isso é fruto da falta de investimento na carreira dos professores. No DF, as escolas públicas ainda patinam e a mudança recente para Ciclo e Semestralidade não serão capazes de ajudar os alunos, isso porque, como sempre dissemos, qualquer sistema de ensino pode dar certo quando todos, Estado, Professores, Alunos e Pais fazem um pacto em torno da qualidade da educação, o que está longe de acontecer.

Quanto às escolas privadas, mais uma vez a decepção dos pais de alunos se mantém na unidade da federação com maior número de escolas privadas, proporcionalmente.  Já atingimos 40%. Recentemente, a Abril Educação comprou o Sigma e como podemos ver a escola se mantém no patamar de sempre entre 4º e 5º lugar. Outra escola do Grupo, a PH do RJ amarga a 19ª posição no ranking daquele Estado. O problema alcançar uma pontuação acima.

Por seu turno, o Olimpo que tem a melhor colocação no DF, visto que participa com um grupo pequeno de estudantes, 66. Em Goiânia, não vai bem tão bem como aqui no DF, ficando em quarto lugar. CLIQUE

Por outro lado, agora ficou mais difícil das escolas selecionarem os alunos, dado o interesse  de todos os alunos na participação. Ora, quem tem melhor mérito? A escola que tem maior número de alunos participando do certame ou aquela com poucos alunos?

Em resumo, o número de participantes do Enem está aumentando queiram ou não as escolas, pois cada vez mais as universidades utilizam parcial ou totalmente os resultados do Enem como forma de acesso. A UNB ainda resiste com três sistemas: VESTIBULAR, PAS e o ENEM, parcialmente. Mas a menina dos olhos dos professores é o PAS. Sempre ouvimos que os melhores alunos da UNB são aqueles que são avaliados nos 3 anos do Ensino Médio  pelo PAS. Mas até quando o PAS resistirá. A atual gestão garante que, enquanto lá estiver, o Programa de Avaliação Seriado, o PAS será mantido.

Assim, resta a nós, pais de alunos acompanharmos dia a dia a educação e os indicadores de qualidade das escolas, pois é alto o investimento que fazemos, tanto na escola pública quanto na particular. Uma dica importante é não cair na lábia de educadores que tentam desqualificar as escolas ditas mais fortes. Isto por que, no atual sistema de acesso às universidades, o conteudismo é indispensável. Ou o aluno tem conteúdo ou não, e isso faz toda a diferença na hora de tentar uma vaga para ingressar nos melhores cursos das melhores universidades.

AS 10 MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DO DF CLIQUE
1º) Colégio Militar de Brasília - 606,60 pontos
2º) Colégio Militar Dom Pedro II - 581,7 pontos
3º) Centro de Ensino Médio Integrado a Educação Profissional do Gama (Cemi) - 539,13 pontos
4º) Instituto Federal de Brasília câmpus Planaltina - 527,93 pontos
5º) Centro de Ensino Médio Setor Oeste - 522,92 pontos
6º) Centro de Ensino Médio Setor Leste - 518,12 pontos
7º) Centro de Ensino Médio da Asa Norte (Cean) - 517,06 pontos
8º) Centro Educacional 3 do Guará - 514,72 pontos
9º) Centro de Ensino Médio Ave Branca - 513,91 pontos
10º) Centro Educacional 2 do Guará - 512,06 pontos

AS 20 MELHORES ESCOLAS PRIVADAS DO DF CLIQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.