____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

CONAE 2014 e o DESAFIO DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS DE ALUNOS

CONAE 2014 e o DESAFIO DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS DE ALUNOS


De 19 a 23 de novembro, participaremos da II CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONAE 2014. É a primeira vez que uma representação de pais e alunos legitimada e autêntica participará do evento que está em sua 2ª edição.

A ASPA-DF enviará 3 delegados pais de alunos e suplentes para a CONAE os quais foram tirados na CONAE DISTRITAL em 2013. A luta de se conseguir espaços para os pais de alunos é muito grande. Dos cerca de 4000 delegados que virão de todos os estados para Brasília, apenas cerca de 120 das vagas, em todo o Brasil, foram reservadas para esse seguimento. (continue lendo)


Infelizmente sabemos que muitos desses “pais” são representados por professores/pais de alunos que usurpam o legítimo direito dos verdadeiros mantenedores dos sistemas de educação de participarem genuinamente representando o seguimento. Ora, os professores já têm suas representações, sindicatos e centrais sindicais!

Assim, não consideramos ser legítima a participação de professores/pais de alunos, mas temos que fazer nossa mea culpa, pois os pais de alunos estão cada vez mais longe da vida escolar de seus filhos e não ocupam o lugar de protagonistas da educação de seus filhos.

Pesquisa realizada, recentemente, pelo Movimento todos pela Educação, revelou que apenas 12% dos pais e responsáveis são realmente presentes na vida escolar dos alunos e se aproximam da escola participando de reuniões e ajudando os filhos a organizarem sua vida escolar. Por óbvio, a consequência disso, são os melhores resultados e aproveitamento dos alunos. http://goo.gl/pSP8tv

Essa realidade reflete muito mais que o desinteresse, mas a falta de abertura democrática na gestão das escolas públicas e privadas. Resultado desse desinteresse pode significar o fracasso até do Plano Nacional de Educação - PNE. A escola não tem como dar bons resultados quando há um distanciamento e desinteresse tão grande por parte dos pais/responsáveis de alunos.

Agora que discutiremos as metas e estratégias para o próximo decênio é fundamental que a educação seja mais democratizada e que os pais aprendam a importância de estarem dentro da escola, lutando e cobrando educação de qualidade que se desenha a partir do PNE. Infelizmente existem pendências da CONAE 2010 que até o momento não foram implementadas, como por exemplo, a diminuição do número de alunos por sala de aula, dentre outros.

Somente com a participação dos pais de alunos, o que é um desafio, os investimentos que serão feitos na educação serão sentidos de fato. Isto porque, a educação está assentada em quatro pilares: Governo, Professores, Alunos e Pais de Alunos. Se um desses faltar com sua responsabilidade será impossível educação pública de qualidade para todas as classes sociais como preconizada pelo Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova idealizado há 82 anos por Anísio Teixera, Cecília Meireles, dentre outros pioneiros.

Luis Claudio Megiorin, presidente da ASPA-DF, membro dos Fóruns Distrital e Nacional de Educação.


PESQUISA COMPLETA http://goo.gl/i26JYp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.