____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

segunda-feira, 24 de março de 2014

MÚSICA CLÁSSICA/ERUDITA PARA ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS

http://cerradonews.com.br/
Na última sexta-feira, o Presidente da ASPA, Luis Claudio Megiorin, pleiteou ao Secretário de Educação, Marcelo Aguiar, dentre outros assuntos, que sejam ofertadas aos alunos das Redes Públicas e Privadas de Ensino, audições didáticas pela Escola de Música e pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS).

Marcelo Aguiar informou a Megiorin que a Pasta já estava estudando a oferta para os alunos das escolas públicas através da Escola de Música de Brasília que pertence à SEDF. Entretanto, mostrou-se interessado e entusiasmado em intermediar também o pleito junto à Secretaria da Cultura.


É de conhecimento geral a enorme carência cultural no Distrito Federal, principalmente com relação à música clássica/erudita. A maioria dos alunos das escolas públicas e privadas de Brasília jamais teve a oportunidade de assistir a um concerto ou audições didáticas na Escola de Música ou da OSTNCS.

Há algum tempo atrás, a Orquestra Sinfônica fazia audições didáticas para os estudantes das escolas do DF. Hoje, somente é franqueada a entrada, ao público em geral, às terças-feiras às 20h no Teatro Nacional. Esse horário e o programa não atendem ao nosso público alvo.

Já a escola de música tem audições didáticas e festivais de música abertas ao público em geral, mas é preciso expandir a oferta para os alunos das escolas públicas e privadas com maior divulgação. Para os alunos das escolas públicas deverá ser providenciado também transporte apropriado. As audições poderiam ser, inclusive, computadas na grade curricular de Artes ou matéria equivalente.

“Entendemos que deve ser dada prioridade aos alunos da educação especial, tanto para os que têm TGA (Transtornos Globais de Aprendizagem) quanto aos alunos com Altas Habilidades e Superdotados, pois muitos desses alunos, além de terem indicações para área de música, não são atendidos pela Rede de Ensino em suas necessidades. Isso seria uma forma de amenizar essa carência”, disse Megiorin.

Iniciativas como essas têm sido realizadas em outras unidades da Federação com exitosos resultados, inclusive a exemplo de Florianópolis – SC, que realiza além de audições didáticas e concertos, oficinas de ensino instrumental e de prática de orquestra abertas preferencialmente a crianças e jovens estudantes da rede de ensino daquele Estado. Exemplo que poderia ser seguido pelo DF.

ASPA-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.