____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

sábado, 7 de dezembro de 2013

DEBATES SOBRE CICLOS DE APRENDIZAGEM NA CLDF

Depta. Arlete Sampaio e Megiorin (Créditos/foto Sinprodf)
O Presidente da ASPA e Membro do Fórum Distrital de Educação, o advogado Luis Claudio Megiorin e a Diretora da ASPA Anair Lopes Silva participaram ontem, dia 06 de dezembro, da Mesa de debates na Câmara Legislativa do DF, sobre os Ciclos de Aprendizagem para as escolas públicas do DF.

Relembramos que a exitosa ação do Ministério Público (Proeduc) gerou a suspensão da implementação do novo currículo, pois a Justiça entendeu que a forma como foi implantado, na gestão passada, não contemplou amplo debate na Comunidade Escolar. Isso permitiu que houvesse mais debates em torno do assunto.

O mérito da judicialização está no fato de que agora, na gestão de Marcelo Aguiar, a Pasta da Educação está promovendo ampla discussão na sociedade e com os professores e pais de alunos e a sociedade civil organizada, que foi a ordem sentenciada no processo.
(E) Julio Barros(Sinpro), Edileusa(Sudeb), Deputada Arlete Sampaio,
 Sec. de Educ. Aguiar, Megiorin (ASPA) e Erasto (CNE) Crédito/fotos/SINPRODF.

Megiorin em sua fala ressaltou a importância do controle social feito pela ASPA sobre o sistema público e privado de ensino. Falou também da relevância da atuação da sociedade civil organizada que tem lutado por uma educação de qualidade atrativa à todas as classes sociais.

Continue lendo....

Para o representante dos pais e alunos, o ideal seria que, a implementação do novo currículo fosse precedida da melhoria das condições de trabalho de nossos professores, da infraestrutura e diminuição do número de alunos por sala de aula o que tem que ser feito de pronto, com o sem ciclos.

Megiorin também ressaltou ainda que assegurar que o novo currículo trará a solução para todos os problemas da nossa educação não é possível, pois até em países do primeiro mundo que adotam a progressão continuada isso não aconteceu. Vide exemplo do Reino Unido que está com a educação estagnada e com alto índice de evasão escolar no ensino médio (dados do PISA 2012).

Para o representante dos Pais e Alunos o novo sistema ajudará de pronto a questão da repetência e por consequência a evasão escolar. Também será capaz de ajudar a diminuir a deletéria distorção idade/série.

Na visão de Megiorin, a implantação do novo currículo reclama maior responsabilidade do governo, dos professores e os pais de alunos têm terceirizado a educação para nossas escolas e professores e isso reflete inexoravelmente na baixa qualidade do ensino.

Megiorin lembrou que o DF tem a educação mais privatizada do Brasil, certa de 40% de nossas escolas, são privadas. Afirmou que, definitivamente a solução para a educação não está na privatização. No entanto salientou que o governo e a sociedade estão cada vez mais dependentes desse setor.

O Representante Diretor do SINPRO-DF o Professor Júlio Barros que também é Membro do Fórum Distrital de Educação, lembrou aos presentes a forma açodada como o novo sistema foi implementado de cima para baixo sem ouvir a comunidade escolar. Lembrou que muitos professores foram pegos de surpresa e alguns foram consultados por telefone.

Barros ressaltou a importância de que as escolas tenham autonomia para aderir ou não ao novo sistema uma vez que a categoria não está ainda certa da adesão, em que pese 80% dos professores serem simpáticos ao Sistema de Ciclos.

O Secretário de Educação Marcelo Aguiar lembrou do compromisso que a Pasta tem com a melhoria da educação no DF. Ressaltou que o novo Currículo não será implantado em todas as escolas, mas naquelas que aderirem voluntariamente ao sistema. Aguiar garantiu também que está trabalhando para melhorar a infraestrutura das escolas e diminuição do número de alunos.

A Subsecretária da Educação Básica Professora Dra. Edileusa Fernandes, falou da importância que o novo Currículo trará para a qualidade da educação, ressaltou que tem consciência de que a nova modalidade de ensino não será capaz de resolver todos os problemas, mas é importante para avançarmos na qualidade do ensino do DF.

A Deputada Arlete Sampaio falou da importância de melhorarmos a educação do DF para diminuir a influência da educação privada. A iniciativa do evento foi da própria Deputada que acolheu a todos com seu espírito democrático.

A Audiência transcorreu com muita urbanidade e respeito e terminou em clima de descontração, ambiência totalmente diversa da Audiência Pública realizada há 9 meses atrás onde o clima estava tenso e cuja duração foi de 6 horas sem, contudo, ter chegado a um consenso ou resultados práticos.

Nossa esperança é que a Comunidade Escolar e, sobretudo, professores e pais de alunos que abraçarem o novo currículo esforcem-se para realmente melhorar o desempenho dos estudantes e passar segurança para os pais e alunos, pois quando os professores estão felizes e satisfeitos com as condições de trabalho o reflexo disso é, sem dúvida, a melhoria da educação seja com ciclos ou sem eles, afirmou Megiorin. 

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO(SINPRODF) > CLIQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.