____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA NÃO TEM PORTABILIDADE. NÃO MUDE DE ESCOLA, MUDE SUA ESCOLA!
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES. SAIBA MAIS > CLIQUE - SEM A FISCALIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NÃO HAVERÁ QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

sábado, 10 de agosto de 2013

CONFERÊNCIA DISTRITAL DE EDUCAÇÃO DIAS 26 E 27 DE OUTUBRO

1ª Reunião do FDE com o Sec. de Educação Marcelo Aguiar
Ontem, tivemos o primeiro contato com o Secretário de Educação Marcelo Aguiar, na reunião do FDE  -  Fórum Distrital de Educação,  que    está     preparando    a     II Conferência Distrital de Educação que acontecerá nos dias 26 e 27, amanhá e sexta-feira. 

Tivemos uma excelente impressão do novo Secretário, pois, ao contrário da gestão anterior, ele quer fortalecer as entidades com compõem o FDE. Para Marcelo Aguiar as entidades têm que ser protagonistas do debate sobre a educação sem ingerência da Pasta. A Secretaria apenas deve dar o suporte e a logística para o funcionamento do Fórum. Inclusive sinalizou com a possibilidade de que a Coordenação do FDE seja rotativa entre as entidades, algo impensado há um mês atrás.

É a primeira vez que a uma entidade representativa do segmento organizado de pais e alunos das escolas públicas e privadas participará desse evento no DF. Antes esse espaço era preenchido majoritariamente por professores/pais que, na ausência de pais de alunos interessados assumiam as vagas nas conferências destinadas aos pais de alunos. A ASPA foi instituída em setembro de 2011.  A ASPA emplacou a sua participação na II Conferência de Educação, a primeira foi realizada em 2010 quando ainda estávamos nos organizando.

Entretanto, estamos ainda vencendo os resquícios da hegemonia da SEDF na gestão passada, que tentou pôr entraves à participação da ASPA. Em retaliação à nossa atuação, foi engendrada uma ilegítima representatividade paralela de pais das escolas públicas no FDE. Assim, foram nomeadas duas professoras gerentes da SEDF, o que causou dupla representatividade, indo contra o próprio Regimento Interno do FDE que diz que os segmentos devem ser representados por entidades da sociedade civil organizada com notória atuação. Ora, por mais que um professor tenha seus filhos na escola pública a sua atuação como representante de Pais e Mães de alunos é questionável, pois representa, ainda, a categoria dos professores e os interesses da própria SEDF. Não se pode olvidar, também, que já se tem uma entidade atuando na defesa dos interesses dos pais de alunos, que é a ASPA. Isso apenas mostra que a gestão anterior pensava em abarcar para si todos os segmentos a fim de não sofrerem o controle social pelas entidades que é defendido, inclusive, em um dos Eixos do Documento Referência da CONAE.

Temos confiança que esses e outros entraves serão resolvidos mais à frente, pois o Secretário Marcelo Aguiar tem demonstrado aos Membros do FDE que sua postura será agregadora e democrática. Em que pese tudo isso, os pais e alunos do DF devem se orgulhar, pois a ASPA tem sido uma aliada que não pratica política partidária. Assim, tem tido isenção e autonomia buscado unir os usuários dos sistemas de ensino a fim de lutar pela qualidade da educação de forma organizada. 

Contamos com o apoio dos pais e alunos para que nossa CONAE DISTRITAL seja um sucesso e os pais de alunos assumam a sua posição nesse evento.

VISITE A PÁGINA DO FDE E SAIBA MAIS: http://escolas.se.df.gov.br/fde/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA A ASPA.
POR GENTILEZA,ENVIE UM E-MAIL PARA: aspadf11@gmail.com PARA FUTUROS CONTATOS.
GRATOS.